segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM".

O texto lido por Jesus não foi escolhido por ninguém, mais sim pelo próprio Deus. Assim, ao ler aquelas palavras na sinagoga, Jesus se apresentou, e anunciou a sua missão na Terra. E todos, sem dizer nenhuma palavra, concordaram com o que Ele disse. Porque nem sempre as palavras revelam o verdadeiro estado emocional da pessoa. Quando a amada pergunta: Você me ama? E faz esta pergunta exatamente porque anda desconfiada do contrário. Ele responde: é claro que te amo. Eu te amo muito! Mais ela não se convence...
         Ao contrário, aquele olhar especial, aquele abraço apertado e demorado, diz mais do que mil palavras. TU SABES QUE TE AMO MUUUITO!
         Assim, aquelas pessoas que ouviram a leitura proferida por Jesus, ficaram com olhar fixo nele, e com aquela atitude queriam dizer: nós acreditamos no que dissestes. Pois notamos que você é especial. É diferente do todos os presentes aqui...
         O Espírito de Deus paira sobre as águas... o Espírito de Deus está também em nós. E sua presença foi reforçada no batismo, pela confirmação ou crisma, e principalmente pela ordenação sacerdotal, por exemplo.
Então assim disse Jesus no dia em que fez a primeira ordenação sacerdotal:
“Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Assoprando sobre eles, Jesus disse: Receba o Espírito Santo. A quem vocês perdoarem, serão perdoados. E a quem vocês não perdoarem, não serão perdoados...”
         É claro que não podemos comparar a presença do Espírito Santo em nós, com a presença do Espírito Santo que está em Jesus. Pois Jesus, o Pai, e o Espírito Santo, forma um único Deus que é uno e trino ao mesmo tempo.
Eu e o Pai somos um”... “A mim foi dado todo o poder no céu e na Terra...”   Foi por isso que Jesus afirmou que o Espírito de Deus estava com Ele e nele e por Ele.
         O Espírito de Deus está também em nós. Mora em nós. Em nosso corpo. Portanto, devemos honrar esta presença divina na nossa humilde pessoa.
"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).
         É o espírito Santo quem nos inspira para escrever, para catequizar, para falar sobre as coisas de Deus, nos inspira para explicar aos nossos irmãos, a palavra da salvação.
         Um dia desses eu estava na missa de sábado, missa de preceito, e eis que chegou a hora da homilia. O padre simplesmente avisou os fiéis para que  prestassem atenção na leitura do texto da última parte do folheto dominical. Uma senhora leu com clareza e a bom tom, o referido texto, e em seguida seguiu-se a celebração.
         O que foi aquilo? Devem ter pensado alguns dos presentes: O padre está doente? O padre esta cansado? O padre está sem inspiração? O que aconteceu?
         Ora, o autor do sermão é o próprio Deus, mais as palavras são humanas. Elas podem ser ricas ou pobres dependendo das leituras feitas pelo evangelizador.
         O espírito de Deus nos inspira as  idéias a serem ditas ou escritas, mais as palavras e frases são nossas. E quanto MAIS NÓS LEMOS, mais e melhores frases e palavras brotarão da nossa mente, porque pensamos em frases.
         Os autores, ou escritores sagrados foram inspirados por Deus que os escolheu, e servindo-se deles, e agindo sobre eles, fez com escrevessem a palavra de Deus sob a Luz do Espírito Santo. Isso não quer dizer de jeito algum, que a nossa religião seja uma fé de livros. Não! O cristianismo é uma religião baseada na palavra viva, atual e atuante de Deus que nos foi revelada pela mente, pela boca dos profetas e escritores sagrados, e depois pelo seu próprio Filho Jesus Cristo. 
         Assim, o padre é um instrumento infalível de Deus. É infalível nos sacramentos e no conteúdo, porém, nós os paroquianos precisamos proporcionar a ele as condições propícias e necessárias para o exercício do seu ministério.  Ou seja, nós precisamos fazer a nossa parte, para que o sacerdote não tenha que fazê-la.  Por exemplo:  Se o padre tiver de fazer faxina, fazer a sua comida, lavar roupa, além de administrar a paróquia, e de dar assistência espiritual, que tempo lhe sobrará para preparar o seu sermão? Que tempo lhe sobrará para ler, para meditar, para sintonizar-se com Deus para poder transmitir a palavra comentada de forma satisfatória de forma que promoverá a conversão dos que a ouvem?
         Prezados irmãos. Deus nos fala com linguagem humana. Portanto, precisamos aprimorar a nossa linguagem, e isso se faz através da leitura diária.    
         Nossa mente precisa estar embebida da palavra de Deus, como uma esponja embebida em água. Mais não somente da palavra, como também, e principalmente, da explicação da palavra. E onde vamos encontrar essa explicação? Nos Sites e Blogs de Liturgia Diária como este que você está visitando neste momento, no Catecismo da Igreja Católica, na coleção Como Ler os Evangelhos, etc. Desculpe pois estamos fazendo uma repetição do que já escrevemos aqui. Mais os comerciais de TV fazem isso o tempo todo, e nós não reclamamos. Pelo contrário, hipnotizados pela repetição da propaganda, entramos no super-marcado e compramos coisas que nem precisamos. Portanto, as coisas importantes  do Reino dos Céus, precisam ser repetidas. Jesus fez isso direto.  Na liturgia temos repetições constantes, pois elas são necessárias.
         Que o Espírito de Deus esteja sempre conosco, para  que iluminados com a sua poderosa luz, possamos também iluminar os nossos irmãos que estão na escuridão. Amém.
 
 
 
 
 
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: