quarta-feira, 3 de setembro de 2014

LIDERANÇA É SERVIÇO, SOB O COMANDO DE JEUS.

 
Naquele tempo, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. (Mc 6,34-44)
A você que está numa posição de liderança na Igreja, coordena alguma pastoral ou grupo, te convido a se imaginar na cena. Além do fato óbvio da realização de uma milagre por parte de Jesus (e imaginem sim os milagres de Cristo sendo possíveis e reais durante sua coordenação), percebam também duas coisas:

1º – A “organização”. Para Jesus fazer seu milagre, que é algo que Ele poderia facilmente fazer aparecer na mão de cada pessoa um “rango”, como uma espécie de mágica, ele usou de seus discípulos para “coordenar” (olha nós ai!) e organizar. Dividiu em grupos de 100, grupos de 50, etc, etc, etc.

2º – A “autoridade” que Jesus passou para cada um dos discípulos (olha nós ai “travez”!). Será que quando eles chegavam no povo e falavam: “Você é desse grupo de 100!” ou “Já você é desse outro grupo de 50…” e saíram dividindo, será que o povo ficou de “mimimi”? Por exemplo:”Ah não! Eu quero ser daquele grupo ali de 50, que é mais legal.”??? E se o povo ficou de “mimimi”, reclamando, questionando, com que sabedoria e autoridade os discípulos se fizeram valer para que o milagre de Deus não ficasse esperando e pudesse ser realizado? E notem, o milagre de Deus, nesse e em todos os casos, era para alimentar e salvar da morte!

Reflitam, líderes, coordenadores! Imaginem isso nas situações que aconteceram no passado: onde a maioria de nós estávamos? No papel ou de povo reclamão e melindroso, ou de povo obediente pronto para receber o milagre de Cristo? Imaginem também você sendo o discípulo, na situação que você vive hoje em seu serviço na Igreja, tentando organizar o povo em seus grupos, em suas atividades, e buscando com autoridade e CARIDADE, fazer com que todos estejam prontos para receber o milagre.

Nessa passagem fica claro o desfecho da história: Jesus fez seu milagre e todos comeram. Mas se voltarmos nossos olhos pra situação dos discípulos (nós, pela 3ª vez!): a primeira ideia foi mandar Jesus fazer do jeito deles. Mandar o povo ir se virar pra comer. Mas Jesus devolveu a ordem e mandou que os discípulos dessem eles mesmos o que comer para o povo. Ou seja: “Vocês são responsáveis por eles. Cuidem vocês, do meu povo.” Depois de escutar a Deus, e revestidos da autoridade de quem recebeu uma ordem do próprio Cristo, organizaram o povo e deram eles mesmos de comer para o povo. Jesus “apenas” fez o milagre. Os discípulos cuidaram de quem lhes foi confiado. Que possamos sempre ouvir a Deus (estando na liderança, na coordenação ou não), cuidar de quem nos foi confiado com organização e autoridade, para que todos recebam o milagre!











Márcio Luiz Cabral Alexandre de Morais.

Nenhum comentário: