quinta-feira, 4 de setembro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - DEIXARAM TUDO E SEGUIRAM A JESUS.

Primeira Leitura (1Cor 3,18-23)
 
Leitura da Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios.
Irmãos, 18ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Ele apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.
21Portanto, que ninguém ponha a sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro, tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus. 

Responsório(Sl 23)
 
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra.
 
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”
 
Evangelho(Lc 5,1-11)
 
Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

 Reflexão

Este Evangelho nos traz a cena da pesca milagrosa. O pedido de Jesus a Pedro – “Avança para águas mais profundas” – é dirigida a todos nós. Ela foi assumida pela Igreja como o nosso lema no terceiro milênio.
Pedro e os Apóstolos estavam desanimados, porque haviam trabalhado a noite inteira, e nada pescaram. Mas, obedecendo à ordem do Mestre, avançaram para o mar profundo, lançaram as redes e a pesca foi abundante. Trazendo para o nosso trabalho missionário, avançar para águas mais profundas é renovar e atualizar os nossos métodos de evangelização, pois os antigos já não estão produzindo o efeito desejado. Precisamos ter audácia. O mundo mudou e nós também precisamos mudar. Nada melhor que confiar na Palavra de Jesus e avançar para novos métodos e novos campos de atividade.
Os Apóstolos obedeceram a Jesus fazendo uma coisa quase irracional, pois qualquer pescador da região sabia que hora de pescar era à noite. No entanto, o Mestre mandou, vamos obedecer. E o resultado foi surpreendente. Também conosco pode acontecer a mesma coisa. Com a graça de Deus, mesmo cristãos sem muito preparo ou qualidades humanas, podem operar maravilhas.
Temos na História, tanto Bíblica como da Igreja, muitos exemplos nesse sentido:
Abraão obedeceu a Deus e foi na direção que Deus lhe indicara, mesmo sem saber para onde ia, e deu tudo certo, dando origem ao povo de Deus (Cf Gn 12).
São Geraldo era doente, tão doente que ninguém dava nada por ele. No entanto, fez um fantástico trabalho missionário como Irmão Redentorista.
Ser um cristão ou cristã comprometida com a transformação da sociedade exige fé e confiança. O mundo está precisando de gente assim. As pastorais das nossas paróquias e Comunidades estão precisando de gente assim. Não só, mas o magistério e a vida política está precisando urgentemente de pessoas assim.
Benditos aqueles e aquelas que, apoiados na graça divina, se lançam para o mar profundo, buscando construir, na sociedade moderna, o Reino de Deus. Todos os serviços a Deus e à pessoa humana, assumidos por amor, são vocações divinas. Destaca-se o matrimônio, que é um ideal de vida e de comunhão a dois, construindo a família.
Mas o processo de avançar para águas mais profundas precisa ser renovado cada dia. Pois o rebanho de Cristo está sendo invadido por lobos vorazes. A própria consciência dessa realidade já é um chamado de Deus. O mesmo Deus que dá o ver, dá também o julgar e o agir. Não só dá mas abençoa e acompanha.
Precisamos ir aonde o povo está, nas águas mais profundas, e não ficarmos esperando na praia, ou na margem rasa do lago.
O Documento de Aparecida, após apresentar vários desafios do nosso Continente, nos convoca a sermos “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele”.

Certa vez, um pai estava caminhando em uma estrada, com o seu filhinho de sete anos. E começaram a subir uma montanha. O menino se cansou de subir e começou a chorar. O pai não podia carregá-lo porque estava com as mãos cheias.
Ele teve uma idéia: Cortou uma vara tipo cabo de vassoura, limpou-a bem e entregou ao filho dizendo: “Olhe aqui um cavalinho para você montar! O garotinho aceitou o brinquedo, montou no “cavalinho” e, alegre, foi embora, subindo a montanha, até na frente do pai..
Precisamos descobrir estratégias para que o nosso trabalho missionário seja alegre e divertido. Precisamos conhecer os segredos do nosso corpo, e usá-los para o bem.
Maria Santíssima respondeu “sim” a todos os apelos que Deus lhe fez. Que ela nos ajude a fazer o mesmo.





Pe Queiroz


Nenhum comentário: