domingo, 31 de janeiro de 2021

4º Domingo do Tempo Comum - Jesus intimou-o: "Cala-te, sai deste homem!"


9. Em Cafarnaum (Mc 1,21-39)

1a Leitura - Deuteronômio 18,15-20
Leitura do livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 18 15 “O Senhor, teu Deus, te suscitará dentre os teus irmãos um profeta como eu: é a ele que devereis ouvir.
16 Foi o que tu mesmo pediste ao Senhor, teu Deus, em Horeb, quando lhe disseste no dia da assembléia: ‘Oh! Não ouça eu mais a voz do Senhor, meu Deus, nem torne a ver mais esse fogo ardente, para que eu não morra!’
17 E o Senhor disse-me: ‘está muito bem o que disseram;
18 eu lhes suscitarei um profeta como tu dentre seus irmãos: pôr-lhe-ei minhas palavras na boca, e ele lhes fará conhecer as minhas ordens.
19 Mas ao que recusar ouvir o que ele disser de minha parte, pedir-lhe-ei contas disso.
20 o profeta que tiver a audácia de proferir em meu nome uma palavra que eu lhe não mandei dizer, ou que se atrever a falar em nome de outros deuses, será morto”.

Palavra do Senhor.

Salmo - 94/95

Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus! 

Vinde, exultemos de alegria no Senhor, 
aclamemos o rochedo que nos salva! 
Ao seu encontro caminhemos com louvores 
e, com cantos de alegria, o celebremos! 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, 
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 
Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, 
e nós somos o seu povo e seu rebanho, 
as ovelhas que conduz com sua mão. 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 
“Não fecheis os corações como em Meriba, 
como em Massa, no deserto, aquele dia, 
em que outrora vossos pais me provocaram, 
apesar de terem visto as minhas obras”. 

2a Leitura - 1 Coríntios 7,32-35
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

7 32 Irmãos, eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.
33 O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher,
34 e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido.
35 Digo isso para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.

Palavra do Senhor.

Evangelho - Marcos 1,21-28

Aleluia, aleluia, aleluia.
O povo que jazia nas trevas viu brilhar uma luz grandiosa; a luz despontou para aqueles que jaziam nas sobras da morte (Mc 4,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

1 21 Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.
22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:
24 "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!
25 Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!"
26 O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.
27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!"
28 A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Neste quarto Domingo do tempo comum, somos convidados  a refletirmos sobre a importância de permanecermos em Jesus, Ele é o  escudo que nos protege contra as artimanhas do mal...  
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e ele está sempre a nos rondar, mas o mal só ganha força em nós, se nos distanciarmos de quem é mais forte do que ele: Jesus! 
As estruturas do mal conhecem quem é mais forte do que elas, quem tem poder de destruí-las, por isto elas  fazem de tudo para eliminá-lo, mas não conseguem, pois o mal não sobrepõe o bem, não encontra espaço no coração habitado por Jesus! Jesus não quer que nenhum de nós, sejamos escravizados pelas as forças do mal, por isto, Ele está sempre nos chamando a permanecermos Nele, pois só Nele, conseguiremos aniquilar as forças do inimigo...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que Jesus entrou numa sinagoga em Cafarnaum junto com os seus discípulos e começou a ensinar. O povo ficou encantado com o seu jeito diferente de ensinar, pois Jesus falava com autoridade, isto é, falava com propriedade, daquilo que Ele conhecia e vivia, diferente, das lideranças religiosas, que não viviam o que falavam. 
A narrativa diz ainda, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal cuja simples presença de Jesus o atormentava, o que nos mostra claramente o poder de Jesus sobre o mal.  Neste episódio, não houve confronto, a simples presença do bem, (Jesus) exterminou o mal... 
 
“Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei que tu és o santo de Deus!” E Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir de então, aquele homem, se viu livre das correntes do mal que o impedia de ser ele mesmo.
Com esta ação libertadora, Jesus, desmascara aqueles líderes religiosos que não estavam comprometidos com a vida. O olhar de Jesus, vai além dos limites impostos por eles, pois Jesus enxerga o “homem”, e não, o mal que está nele, o mal, Jesus tem o poder de exterminar e o homem, Ele traz de volta à vida! Aquele homem, que estava possuído pelo o  mal, simboliza, todas as pessoas que estão acorrentadas pelas as forças do mal, pessoas que são impedidas de falar e  de agir como sujeitos da sua própria história...
O texto nos convida a conhecermos a verdade que liberta e a vivermos esta verdade, só assim, podemos também, falar com autoridade, nos tornando caminho de libertação para o outro.
Saber que Jesus é o Filho de Deus, todos sabem, até o inimigo, como vimos no evangelho, o que vai fazer a diferença mesmo, é saber quem é o Filho de Deus, quais são as suas propostas...
Conhecer Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida.
A vida é a maior expressão do amor de Deus, não conduzi-la para o bem, é a maior ingratidão do homem ao seu Criador.

 


Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: