domingo, 17 de janeiro de 2021

2º Domingo do Tempo Comum - “Eis o Cordeiro de Deus”.

 
Primeiros dias do ano – 04 de janeiro do Natal – Franciscanas Filhas da  Divina Providência

1a Leitura - 1 Samuel 3,3-10.19
Leitura do primeiro livro de Samuel.

3 3 e a lâmpada de Deus ainda não se apagara. Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.
4 O Senhor chamou Samuel, o qual respondeu: “Eis-me aqui”.
5 Samuel correu para junto de Heli e disse: “Eis-me aqui: chamaste-me”. “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”. Ele foi e deitou-se.
6 O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. “Eu não te chamei, meu filho, torna a deitar-te”.
7 Samuel ainda não conhecia o Senhor; a palavra do Senhor não lhe tinha sido ainda manifestada.
8 Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: “Eis-me aqui, tu me chamaste”. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino.
9 “Vai e torna a deitar-te”, disse-lhe ele, “e se ouvires que te chamam de novo, responde: ‘Falai, Senhor; vosso servo escuta!’” Voltou Samuel e deitou-se.
10 Veio o Senhor pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel! Falai”, respondeu o menino; “vosso servo escuta!”
19 Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. Ele não negligenciava nenhuma de suas palavras.

Palavra do Senhor.

Salmo - 39/40

Eu disse: “Eis que venho, Senhor!”
Com prazer faço a vossa vontade.

Esperando, esperei no Senhor
e, inclinando-se, ouviu meu clamor.
Canto novo ele pôs em meus lábios,
um poema em louvor ao Senhor.

Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados.

E então eu vos disse: “Eis que venho!”
Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade,
guardo em meu coração vossa lei!”

Boas novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

2a Leitura - 1 Coríntios 6,13-15.17-20
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

6 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos: Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo:
14 Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!
17 Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
18 Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?
20 Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.

Palavra do Senhor.

Evangelho - João 1,35-42

Aleluia, aleluia, aleluia.
Encontramos o Messias, Jesus Cristo, de graça e verdade ele é pleno; de sua imensa riqueza graças, sem fim, recebemos (Jo 1,41.17).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

1 35 No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.
36 E, avistando Jesus que ia passando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”.
37 Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus.
38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Disseram-lhe: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?”
39 Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima.
40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.
41 Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)”.
42 Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: “Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”.

Palavra da Salvação.

Reflexão

A missão de João Batista se evidenciou quando vendo Jesus passar apontou-o aos seus discípulos e disse: “Eis o cordeiro de Deus!” João Batista veio ao mundo abrir o caminho para Jesus e não tentou fazer com que os seus seguidores se apegassem a ele próprio, mas mostrou-lhes que Jesus era o único que poderia salvá-los. Os discípulos, então, não duvidaram e não ficaram presos a João Batista, querendo saber onde Jesus morava.  Eles queriam ter com Ele uma experiência pessoal com Jesus e para isso saíram à Sua procura. Foram por livre e espontânea vontade, porque sabiam o que e a quem buscavam. Jesus os acolheu, mas, primeiramente, perguntou-lhes o que procuravam. Ele não os prendeu nem os forçou, apenas, fez com que tivessem consciência do que desejavam os seus corações. 

Que estais procurando? Somente depois da resposta foi que Jesus os chamou: “vinde ver.”   Para que possamos perseguir os nossos objetivos conscientes da verdade para nossa vida, nós também precisamos saber o que buscamos, a quem buscamos e do que desejamos. Quando seguimos a Jesus de coração livre e consciente nós nos entregamos a Ele para mudanças e transformações. Assim como Jesus mudou o nome de Pedro para Cefas, de acordo com a nossa missão a nossa identidade também poderá ser mudada, e transformado o nosso modo de ser e de agir.  Jesus sabe quem nós somos e para que viemos ao mundo.  Só o Espírito Santo pode nos revelar tudo isso, pois conhece qual o propósito do Pai ao nos criar e tem poder para fazer as mudanças e transformações de que precisamos.  – Você está buscando verdadeiramente seguir a Jesus ou às pessoas que lhe falam Dele? – Você já descobriu a quem realmente busca? – Você costuma idolatrar alguém? – Você sabe onde Jesus mora? – Tente descobrir. Pergunte a Ele.  

 

 Helena Serpa

Nenhum comentário: