quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Liturgia Diária - Depois da oração, a ação.

 EVANGELHO DO DIA – 08/02/2015 – Rádio América

1a Leitura - Hebreus 2,14-18
Leitura da carta aos Hebreus.

2 14 Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, 15 e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão. 16 Veio em socorro, não dos anjos, e sim da raça de Abraão; 17 e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo. 18 De fato, por ter ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Ele sempre se recorda da aliança,
promulgada a incontáveis gerações;
da aliança que ele fez com Abraão
e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho - Marcos 1,29-39
Aleluia, aleluia, aleluia.
Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 29 Assim que saíram da sinagoga, Jesus, com Tiago e João, dirigiu-se à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.
31 Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.
32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio. 33 Toda a cidade estava reunida diante da porta.
34 Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.
35 De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.
36 Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.
37 Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram."
38 E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim."
39 Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

Jesus aproveitava todas as oportunidades para demonstrar a Sua ação libertadora com zelo e carinho para com todos os carentes e necessitados a quem encontrava. Ele não se restringia somente em orar e pregar o Evangelho, mas punha em prática a misericórdia revelando ao mundo o Amor do Pai com gestos concretos. Assim, Ele constantemente manifestava ao mundo a Sua Missão de Salvador com as suas atitudes de compaixão. Ao sair da Sinagoga até à casa de Pedro Jesus não parou para descansar, mas se aproximou de uma mulher velha, doente e acamada. Tocou-a e com grande amor a curou fazendo com que ela voltasse a ser útil. Jesus realizava a cura do homem total, por isso, ao tocar na sogra de Pedro, apesar de ser uma mulher de idade, ela imediatamente se levantou da cama e começou a servi-Lo e aos Seus discípulos.  Deus nos cura para que possamos, libertados de todas as amarras, sair do nosso comodismo e ir buscar o nosso irmão que está carente. Dentro da nossa própria casa deve haver pessoas enfermas, desmotivadas, sem esperança, paralisadas, precisando ser tocadas por Jesus para que sejam curadas saindo do seu mundinho de tristeza e de depressão. Todos nós, assim como Jesus, somos instrumentos do Amor de Deus em todos os lugares pelos quais passamos. Depois da oração a ação! Saindo da Igreja, da Oração, precisamos seguir adiante e, como Jesus, estar conscientes de que necessitamos nos desprender dos lugares tendo como único objetivo cumprir fielmente a Missão que o Pai nos confiou. Jesus não tinha tempo para descansar e não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam. Na Sua trajetória, cuidava de todos, escutava a todos e atendia a todos e tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças e curava as pessoas para que fossem úteis e tivessem uma vida eficaz.  – Existe alguém na sua casa precisando ser visitado por Jesus, chame-O e Ele irá.  - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? - Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor?

 

Helena Serpa

Nenhum comentário: