segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Liturgia Diária - A linguagem do amor!

https://2.bp.blogspot.com/-lDf_ahIVmpg/WepLIcwP7AI/AAAAAAAAfsA/Abyhvh7pekAimX1SfIajcvTgDzmZtCO4ACLcBGAs/s1600/jesus%2Be%2Bos%2Bdiscipullos.png

1a Leitura - Atos 22,3-16
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

22 3 Continuou ele: “Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade, instruí-me aos pés de Gamaliel, em toda a observância da lei de nossos pais, partidário entusiasta da causa de Deus como todos vós também o sois no dia de hoje.
4 Eu persegui de morte essa doutrina, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.
5 O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos me são testemunhas. E foi deles que também recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde me dirigi, com o fim de prender os que lá se achassem e trazê-los a Jerusalém, para que fossem castigados.
6 Ora, estando eu a caminho, e aproximando-me de Damasco, pelo meio-dia, de repente me cercou uma forte luz do céu.
7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’
8 Eu repliquei: ‘Quem és tu, Senhor?’ A voz me disse: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues’.
9 Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.
10 Então eu disse: ‘Senhor, que devo fazer?’ E o Senhor me respondeu: ‘Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer’.
11 Como eu não pudesse ver por causa da intensidade daquela luz, guiado pela mão dos meus companheiros, cheguei a Damasco.
12 Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade,
13 veio ter comigo e disse-me: ‘Irmão Saulo, recobra a tua vista. Naquela mesma hora pude enxergá-lo’.
14 Continuou ele: ‘O Deus de nossos pais te predestinou para que conhecesses a sua vontade, visses o Justo e ouvisses a palavra da sua boca,
15 pois lhe serás, diante de todos os homens, testemunha das coisas que tens visto e ouvido.
16 E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome’.

Palavra do Senhor.

Salmo - 116/117

Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,
povos todos, festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para convosco,
para sempre ele e fiel!

Evangelho - Marcos 16,15-18
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

16 15 Disse Jesus aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”.

Palavra da Salvação.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos propõe assumir a vida nova que Jesus Cristo veio nos trazer pela fé e conversão. Crer é o primeiro passo para que possamos aderir ao projeto de salvação que o Pai traçou para nós e converter-se é assumir o compromisso para uma mudança de mentalidade e a participação efetiva na missão que Ele nos destinou. Portanto, quem crer e for batizado, diz o Evangelho, será salvo e quem não crer será condenado. Só poderemos mudar a realidade à nossa volta quando conseguirmos mudar o nosso coração e somente a fé em Jesus poderá operar em nós as transformações e os milagres. Pela fé em Jesus nós seremos capazes de fazer as maiores proezas, como, expulsar demônio, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes. 

Com a força milagrosa do Amor de Deus nós testemunhamos esses sinais que acontecem na nossa vida e na vida daquelas pessoas a quem anunciamos Jesus. Assim, portanto, nós desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado. Nem precisamos fazer grandes coisas nem realizar muitas obras, mas apenas crer e dar testemunho da ação do Espírito Santo na nossa vida!  As mudanças, as transformações, as conversões nós verificamos quando falamos a nova linguagem do Amor de Deus! Os demônios que perseguem a humanidade se rendem quando tudo fazemos por amor a Jesus! O pecado, veneno mortal, não consegue mais ter influência na vida daqueles que nos escutam falar em Nome de Jesus! Os sinais nos acompanharão se formos obedientes ao Seu mandado. - Você já percebe estes sinais na sua vida? – Você já usa nos seus relacionamentos a linguagem do amor? -  Qual é o maior veneno para a humanidade, hoje? – Qual será o seu antídoto?  – O seu testemunho tem convertido alguém? – Você tem propagado os milagres que acontecem na sua vida? 

 

  Helena Serpa

Nenhum comentário: