terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Liturgia Diária - A Lei do descanso sabático.

 Deus Unico - EVANGELHO, MENSAGENS E ORAÇÕES DO DIA... | Facebook

1a Leitura - Hebreus 6,10-20
Leitura da carta aos Hebreus.

Irmãos, 6 10 Deus não é injusto e não esquecerá vossas obras e a caridade que mostrastes por amor de seu nome, vós que servistes e continuais a servir os santos. 11 Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim, 12 e que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.
13 Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não houvesse ninguém maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: "Em verdade eu te abençoarei, e multiplicarei a tua posteridade". 15 E Abraão, esperando com paciência, alcançou a realização da promessa. 16 Os homens, com efeito, juram por quem é maior do que eles, e o juramento serve de garantia e põe fim a toda controvérsia. 17 Por isso, querendo Deus mostrar mais seguramente aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua resolução, interpôs o juramento. 18 Por este ato duplamente irrevogável, pelo qual o próprio Deus se proibia de desdizer-se, encontramos motivo de profunda consolação, nós que pusemos nossa perspectiva em alcançar a esperança proposta. 19 Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário 20 onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec.
Palavra do Senhor.

Salmo - 110/111

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Eu agradeço a Deus de todo o coração,
Junto com todos os seus justos reunidos!
Que grandiosas são as obras do Senhor,
Elas merecem todo o amor e admiração!

O Senhor bom e clemente nos deixou
A lembrança de suas grandes maravilhas.
Ele dá o alimento aos que o temem
E jamais esquecerá sua aliança.

Enviou libertação para o seu povo,
Confirmou sua aliança para sempre.
Seu nome é santo e é digno de respeito.
Permaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho - Marcos 2,23-28
Aleluia, aleluia, aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17s)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
2 23 Num dia de sábado, o Senhor caminhava pelos campos e seus discípulos, andando, começaram a colher espigas.
24 Os fariseus observaram-lhe: "Vede! Por que fazem eles no sábado o que não é permitido?" Jesus respondeu-lhes:
25 "Nunca lestes o que fez Davi, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
26 Ele entrou na casa de Deus, sendo Abiatar príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais só aos sacerdotes era permitido comer, e os deu aos seus companheiros."
27 E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
28 e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
Palavra da Salvação.

Reflexão

Como já sabemos, os judeus tinham mais de 600 leis e mandamentos para obedecer, porém, para eles o respeito ao descanso do dia de sábado era o mais importantes de todos os mandamentos.

Os fariseus e  doutores da Lei, viviam obcecados pelo seguimento dos preceitos criados por eles, e se esqueciam da caridade, não se importavam com  a  importância da defesa da vida mais sim com o legalismo.

Jesus combateu de frente esse desvio da verdadeira Lei. Para Jesus o mais importante era o amor.

Os judeus levavam tão a sério a observância do descanso sabático, que até puniam com pena de morte em certos casos considerados muito graves por eles, com respeito a não observância dessa Lei.

Eles eram tão severos com observância da Lei do descanso sabático, e, no entanto, eram frouxos na observância da CARIDADE.  Desprezavam as mulheres especialmente as viúvas, as crianças, os estrangeiros e escravos. Esses eram considerados pesos mortos naquela sociedade, e jogados ao último lugar na escala social. Caridade para com eles, nem se pensava.

A observância da Lei do sábado era para eles motivo de se ganhar mais dinheiro. Pois a qualquer falta com relação a esse absurdo cumprimento, as pessoas eram punidas com multas.

Jesus veio mostrar que o amor, a caridade, é muito mais que a observância da Lei, ainda mais se tratando de uma observância ridícula como aquela.

Jesus veio mostrar a eles e a nós hoje, que nenhuma lei pode ser feita em benefício de uns em prejuízo de outros. Para prejudicar os fracos em benefício dos ricos. Toda lei elaborada nesse sentido, é, portanto, uma lei injusta!

Uma lei que tira os direitos dos trabalhadores e beneficia os patrões, com a desculpa de que isso vai melhorar a vida do trabalhador, é uma grande mentira, uma grande enganação, mais uma farsa, mais uma hipocrisia!

Fazem leis injustas e ainda dizem em discursos que estão beneficiando os trabalhadores.  Pura mentira, isso não gera emprego como o dizem, e não é nenhum gesto de caridade para com os pobres.

Uma nova lei deve ser feita para regulamentar a vida pública sem visar privilégios, e sem promover mais miséria!

Uma nova Lei deve ser boa para todos. Ricos e pobres, a medida do possível.

Uma nova Lei deve visar o progresso, e não o retrocesso da sociedade como um todo.

Uma nova Lei deve estar baseada na Lei magna, na Lei maior, que é a Lei de Deus. Caso contrário, essa tal de nova Lei, estará fadada ao fracasso, POIS ELA VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA!

Irmãos. Vamos ter gestos concretos, reais de verdadeira caridade para com os fracos e necessitados! Pois Deus que está vendo tudo de mal e de bom que fazemos, irá nos recompensar! Muito cuidado! Deus é bom, mas Deus é justo!

 

  José Salviano.

Nenhum comentário: