segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Entregue o seu problema a Deus.


Muitas vezes deixamos problemas se acumularem e quando nos damos conta... A vida dá um nó e para desatar é quase impossível!

O primeiro princípio para resolver problemas é conseguir todos os fatos. A Bíblia diz em Provérbios 18,13: “Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha.”

O segundo princípio é manter a mente aberta às novas ideias. A Bíblia diz em Provérbios 18,15: “O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento.”

O terceiro princípio é ouvir ambos lados da história. A Bíblia diz em Provérbios 18,17: “O que primeiro começa o seu pleito parece justo; até que vem o outro e o examina.”

Como Deus gostaria que reagíssemos aos problemas? Os problemas são inevitáveis, mas são também uma forma de nos ajudar a crescer espiritualmente.
A Bíblia diz em Tiago 1,2-4: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”
Os problemas são uma confirmação de que estamos sendo preparados para ir ao céu. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 1,5: “O que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis.”

Como podemos lidar com os problemas? Deus pode ajudar-nos a lidar com os nossos problemas. A Bíblia diz em Salmos 144,14: “O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.”
Jesus pode livrar-nos dos nossos fardos e cargas. A Bíblia diz em Mateus 11,28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Confie que os planos que Deus tem para nós são bons. A Bíblia diz em Romanos 8,28: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Tem dificuldade em solucionar problemas? Deus lhe ajudará. A Bíblia diz em Tiago 1,5: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”

Confie em Deus e não em si mesmo e ele o guiará. A Bíblia diz em Provérbios 3,4-6: “Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Deus é muito maior do que qualquer problema que você tenha. Levante os olhos que estão abaixados na direção dos seus problemas, para Aquele que tudo sabe, tudo conhece, a todos ama e tem todo o poder – Jesus Cristo. Ele tem cuidado de você (1 Pedro 5,7). Conte seu problema a Deus. Fale em voz alta em suas próprias palavras. Deus sabe qual é o problema, é verdade, mas Ele quer que você vá a Ele em oração.

É muito importante que o seu problema seja definido na oração. Tenha o costume de anotar os seus pedidos de oração e a data em que começou a orar por cada um deles. Depois anote a data em que foram respondidos. Sua fé se fortalece sempre que você voltar nos seus registros e ver quanto Deus é fiel. Ao fazer isso, você também se lembra de agradecer a Deus as orações respondidas.

Quando você tirar sua atenção do problema e a colocar nas mãos do Senhor, sentirá como se um peso enorme fosse retirado dos seus ombros. As preocupações desaparecerão, porque você estará confiando em Cristo. O fardo fica para trás.

Lembre-se também de que nem toda a situação complicada representa um problema, no sentido de precisar de solução. Se é alguma coisa que não pode ser mudada, então é necessário fazer um outro tipo de ajuste. Quando o apóstolo Paulo esteve preso, ele sabia que não poderia mudar a situação. Daquela vez, Deus não o tirou de lá (Atos 16.24-26),como havia feito anteriormente em seu ministério  Não obstante Paulo cria que Deus faria tudo para cooperar para o seu bem. E de fato, o resultado é que Deus o usou maravilhosamente para anunciar o evangelho, até mesmo na prisão, quando se converteu o carcereiro e todos os seus(Atos 16,31-34).

A melhor solução nesses casos, é aceitar alegremente o que não pode ser mudado e permitir que essa situação sirva para o seu crescimento espiritual – para torná-lo uma pessoa mais amorosa, mais compassiva e mais semelhante a Cristo. Lembre-se sempre de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28).

Não é saudável viver lamentando que as coisas “poderiam ter sido assim, se ao menos ... “ É uma perda de tempo ficar pensando assim. Seja qual for a situação, você pode confiar que Deus fará com que tudo coopere para o seu bem.
 
 

Pe. Emílio Carlos Mancini
Diocese de São Carlos

 

Nenhum comentário: