terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Liturgia Diária - O milagre acontece quando temos Fé na ação de Deus.

A Segunda Multiplicação Dos pães - Outra Festa no Deserto

 
1a Leitura - 1 João 4,7-10
Leitura da primeira carta de João.

4 7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.
10 Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.

Palavra do Senhor.

Salmo - 71/72

Os reis de toda a terra
hão de adorar-vos, ó Senhor!


Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo,
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

Das montanhas venha a paz a todo o povo,
e desça das colinas a justiça!
Este rei defenderá os que são pobres,
os filhos dos humildes salvará.

Nos seus dias, a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Evangelho - Marcos 6,34-44
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Naquele tempo, 6 34 ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.
35 A hora já estava bem avançada quando se achegaram a ele os seus discípulos e disseram: "Este lugar é deserto, e já é tarde.
36 Despede-os, para irem aos sítios e aldeias vizinhas a comprar algum alimento".
37 Mas ele respondeu-lhes: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Replicaram-lhe: "Iremos comprar duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?"
38 Ele perguntou-lhes: "Quantos pães tendes? Ide ver". Depois de se terem informado, disseram: "Cinco, e dois peixes".
39 Ordenou-lhes que mandassem todos sentar-se, em grupos, na relva verde.
40 E assentaram-se em grupos de cem e de cinqüenta.
41 Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e os deu a seus discípulos, para que lhos distribuíssem, e repartiu entre todos os dois peixes.
42 Todos comeram e ficaram fartos.
43 Recolheram do que sobrou doze cestos cheios de pedaços, e os restos dos peixes.
44 Foram cinco mil os homens que haviam comido daqueles pães.

Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus olhava a multidão e observava que faltava àquele povo, luz e pão. Ele olhava para cada uma daquelas pessoas de um modo profundo e sabia que a ignorância dos mistérios de Deus também angustiava as suas almas. Então, “Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”. Em seguida, mesmo que o povo continuasse atento aos Seus ensinamentos, Jesus quis providenciar-lhe o pão material e disse aos Seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. O milagre aconteceu, mas Jesus precisou da ajuda dos Seus discípulos. Com Jesus nós aprendemos a alimentar a multidão ao nosso redor, primeiramente tomando consciência dos dons que possuímos e, depois, a nos organizar, a nos assentar para dialogar, a trocar ideias e partilhar o que temos. Jesus nos instrui a formar grupos, a trocar experiências, a nos ajudar mutuamente e põe como fundamento para tudo isto, a compaixão. 
Jesus nos ensinou que o milagre acontece quando temos Fé na ação de Deus na nossa vida e colocamos nas Suas mãos tudo o que possuímos para que seja partilhado com paixão. Ele mesmo se oferece na Eucaristia para nos alimentar com o Seu amor e Sua Misericórdia. Ter compaixão, portanto, é agir com amor e com misericórdia. Deus ao nos criar sabia que iríamos precisar uns dos outros e, por isso, nos preparou e nos deu bons sentimentos para que os usássemos em favor dos nossos irmãos. Dentro de nós também há uma fome espiritual de conhecimento de Deus e das coisas que dizem respeito ao nosso relacionamento com o Pai. – Você tem fome de conhecimento de Deus? – Você sabe o que a sua alma deseja? – Você tem consciência dos pães e dos peixes que possui? – Você é uma pessoa que sabe viver em grupo? – Você sabe partilhar o que tem?  - Você sabe dialogar?
 

 Helena Serpa

Nenhum comentário: