domingo, 24 de janeiro de 2021

3º Domingo do Tempo Comum - Pescadores de homens.

 
1a Leitura - Jonas 3,1-5.10
Leitura da profecia de Jonas.

3 1 A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2 “Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei”.
3 Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.
4 Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”.
5 Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
10 Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.

Palavra do Senhor.

Salmo - 24/25
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
Vossa verdade me oriente e me conduza.

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
Porque sois o Deus da minha salvação.

Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão, que são eternas!
De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

2a Leitura - 1 Coríntios 7,29-31
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

7 29 Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem;
30 os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem;
31 os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa.

Palavra do Senhor.

Evangelho - Marcos 1,14-20

Aleluia, aleluia, aleluia.

O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15 "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."
16 Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
17 Jesus disse-lhes: "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens."
18 Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
19 Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
20 Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.

Palavra da Salvação.

Reflexão

A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos falar dos primeiros passos de Jesus na sua vida pública, quando Ele inicia o seu ministério. Tudo começa num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista, o que não intimidou Jesus, pelo o contrário, o encorajou ainda mais.
A prisão de João Batista, ao mesmo tempo em que marcou um tempo de grandes turbulências, marcou também, o início de um tempo novo, quando as promessas de Deus começaram a se cumprirem com a chegada do Messias.

 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e credes no evangelho!” Quando Jesus disse: “O reino de Deus está próximo” Ele fala de si mesmo, pois era Ele, quem estava próximo do povo...

Graças ao testemunho de João Batista, Jesus não iniciou o seu ministério como um desconhecido, antes Dele dar início a sua missão, muitos  já sabiam quem era  Jesus, João Batista, já tinha, não somente falado Dele, como também,  o apresentado ao povo: “Eis aí o Cordeiro de Deus...”

Se quisesse, Jesus poderia ter realizado as obras do Pai sozinho, mas Ele quis contar com um pequeno grupo de pessoas que participando diretamente do seu dia a dia, presenciando os seus feitos, poderiam mais tarde, dar testemunho Dele no mundo! Para formar esta pequena comunidade, que mais tarde seria chamada de Comunidade dos Apóstolos, (enviados), Jesus não foi atrás de pessoas letradas, seus primeiros colaboradores saíram das margens do mar da Galileia, o seu olhar pairou sobre alguns  pescadores, homens simples, porém corajosos, trabalhadores, acostumados com os desafios de buscar o sustento de cada dia, nas profundezas do mar. Mediante ao chamado de Jesus, estes homens, não hesitaram em deixar tudo para segui-lo! De pescadores de peixes, passaram à  pescadores de gente, dispostos a lançar as  redes nas profundezas do mar humano.

Foi graças ao testemunho desta primeira comunidade fundada por Jesus, que o evangelho chegou até nós e continua chegando a muitos, de geração a geração!

Hoje, somos nós, os convocados a dar continuidade a missão de Jesus, a sermos instrumentos de paz em meios aos conflitos. É urgente a necessidade de homens e mulheres corajosos, pessoas dispostas a lançar suas redes em águas mais profundas! É apontando Jesus ao outro, é abrindo caminho, construindo ponte entre irmãos, que daremos testemunho de Jesus, sendo sal e luz do mundo, como Ele mesmo afirma que o somos: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” cf. Mt 5,13. 

Mais importante do que ser cristão, é ser discípulo de Jesus, pois o discípulo não só crê em Jesus, como também se torna íntimo Dele, seu aprendiz!

A convivência com Jesus, transforma a vida do discípulo, o inquieta, o faz ter pressa pra levar ao outro, o que aprendeu do seu Mestre. É a partir daí, que o discípulo passa a ser missionário (a) um anunciador da Boa Nova do Reino! 
O reino de Deus está próximo de nós, para fazermos parte deste Reino, isto é, fazermos parte da vida de Jesus, só nos é exigida uma condição: a conversão do coração. Sem uma mudança radical de vida, não tem como fazer parte do Reino de Deus que é fundamentado no amor, quem não ama, se exclui do Reino...

Deus quer salvar a humanidade contando com cada um de nós, Ele convoca cada um de nós para uma determinada missão, contando com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.  

Abracemos a nossa missão, sem temer os ventos contrários, pois a nossa sustentação está em Jesus, Jesus é o nosso porto seguro, o pilar que nos mantém de pé nos vendavais da vida...

 

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário: