sábado, 30 de janeiro de 2021

Liturgia Diária - Quem é este que o vento e o mar obedecem?


Jesus Acalma a Tempestade - YouTube

1a Leitura - Hebreus 11,1-2.8-19
Leitura da carta aos Hebreus.

Irmãos, 11 1 a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. 2 Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
8 Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia.
9 Foi pela fé que ele habitou na terra prometida, como em terra estrangeira, habitando aí em tendas com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. 10 Porque tinha a esperança fixa na cidade assentada sobre os fundamentos (eternos), cujo arquiteto e construtor é Deus.
11 Foi pela fé que a própria Sara cobrou o vigor de conceber, apesar de sua idade avançada, porque acreditou na fidelidade daquele que lhe havia prometido. 12 Assim, de um só homem quase morto nasceu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia da praia do mar.
13 Foi na fé que todos (nossos pais) morreram. Embora sem atingir o que lhes tinha sido prometido, viram-no e o saudaram de longe, confessando que eram só estrangeiros e peregrinos sobre a terra. 14 Dizendo isto, declaravam que buscavam uma pátria. 15 E se se referissem àquela donde saíram, ocasião teriam de tornar a ela. 16 Mas não. Eles aspiravam a uma pátria melhor, isto é, à celestial. Por isso, Deus não se dedigna de ser chamado o seu Deus; de fato, ele lhes preparou uma cidade.
17 Foi pela sua fé que Abraão, submetido à prova, ofereceu Isaac, seu único filho, 18 depois de ter recebido a promessa e ouvido as palavras: "Uma posteridade com o teu nome te será dada em Isaac". 19 Estava ciente de que Deus é poderoso até para ressuscitar alguém dentre os mortos. Assim, ele conseguiu que seu filho lhe fosse devolvido. E isso é um ensinamento para nós!

Palavra do Senhor.

Salmo - Lc 1

Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
Porque a seu povo visitou e libertou!

Fez surgir um poderoso salvador
Na casa de Davi, seu servidor,
Como falara pela boca de seus santos,
Os profetas desde os tempos mais antigos.

Para salvar-nos do poder dos inimigos
E da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
Recordando a sua santa aliança.

E o juramento a Abraão, o nosso pai,
De conceder-nos que, libertos do inimigo,
A ele nós sirvamos sem temor,
Em santidade e em justiça diante dele,
Enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho - Marcos 4,35-41
Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para todo o que nele crer encontre a vida eterna (Jo 3,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

4 35 À tarde daquele dia, disse Jesus a seus discípulos: "Passemos para o outro lado".
36 Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam.
37 Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água.
38 Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: "Mestre, não te importa que pereçamos?"
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: "Silêncio! Cala-te!" E cessou o vento e seguiu-se grande bonança.
40 Ele disse-lhes: "Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?"
41 Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?"

Palavra da Salvação.

 

Os discípulos pouco conheciam a Jesus, pois fazia pouco tempo que eles foram convidados  a segui-lo. E foi por isso que eles questionaram: Quem é este que o vento e o mar obedecem? Quando viram o que Jesus acabara de fazer. Ele simplesmente acalmou aquela tempestade que estava deixando os seus escolhidos apavorados.

Irmãs, e irmãos. Quando em nossas vidas acontecer uma tempestade seja de noite ou de dia, e quando nos parecer que Jesus esteja dormindo, quando nos parecer que Deus está distante de nós, sem se importar com o que nos acontece, lembremo-nos deste Evangelho de hoje. Jesus estava no fundo do barco, porém, foi só os discípulos chamar, que Ele acordou e os socorreu de forma espetacular.

Façamos nós o mesmo quando as tempestades desta vida nos deixar apavorados! Quando pintar uma invasão da nossa residência por bandidos, quando uma tempestade elétrica explodir um raio no prédio ao lado, quando um acidente acontecer, neste momento clamemos por Jesus o qual nos parece estar dormindo, parece estar indiferente ao nosso sofrimento, mais na verdade, Ele está simplesmente esperando que nós lhe peçamos, que nós nos recorremos a Ele!  Pedi, e recebereis. Pedi ao Pai em meu nome...

Prezada irmã, e irmão. Para você,  Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?  Você ainda tem dúvidas que Ele é o próprio Deus? Quem realmente é Jesus para você?

Resposta: Este homem que dormia no fundo do barco, é o próprio Deus. Pois somente Deus, pode dominar as forças físicas da natureza! Nenhum cientista conseguiu fazer isso!  Nenhum cientista pode até hoje interromper uma tempestade elétrica, acalmar um maremoto, ou fazer surgir água nas areias do deserto!

Podem até fazer outras proezas, porém, todas elas baseadas nas reações químicas derivadas das mesmas forças físicas da natureza criada por Deus, nosso Criador.

Quem não fica apavorado diante das catástrofes naturais? Quanto menor a nossa fé, maior é o nosso desespero!
Estas chuvas que alagam áreas imensas destruindo casas, desabrigando pessoas, e causando muitos outros males ou estragos, como contaminação e a destruição dos móveis dos irmãos de baixa renda que moram em áreas de risco.
As pessoas mais atingidas pelas destruições das chuvas, são exatamente  aquelas que não tendo opção de um melhor lugar para morar, constroem seus barracos ou casas humildes em áreas de risco, em lugares geologicamente instáveis,  sujeitos a deslizamento de terras pela infiltração das águas das chuvas, ou lugares em que podem ser alagados.
Tudo isso ocorre por causa da má distribuição da renda, numa sociedade em que uma minoria de ricos vive muito bem, e uma maioria de pobres moram ou vivem muito mal.

As enchentes causadas pelo Efeito Estufa e pelo El Niño já mataram muitas pessoas, mas todas elas pessoas pobres. Até agora as inundações ainda não atingiram os confortáveis e luxuosos abrigos dos ricos.

Caríssimos. Vamos rezar diariamente para que Deus ilumine os donos do mundo para que eles encontrem uma solução inteligente para a redução dos poluentes lançados na atmosfera, enquanto é tempo. Porque no ritmo que está indo, logo o destino da humanidade corre sérios perigos não só para os pobres mais também para os ricos!

Porém, as tempestades mais perigosas, são aquelas que poderão nos privar da vida eterna, são as tempestades causadas pelo egoísmo, pela inveja, e por todo tipo de desavenças entre as pessoas, que podem terminar em mortes, tiroteios, e outros crimes bárbaros.
É sim! Na nossa convivência também acontecem tempestades. São os choques de personalidades, rivalidades, atritos, conflitos de interesses, e todas as intrigas. Como eu gostaria também de através de um gesto, fazer que pessoas parassem de discutir, de brigar, de atirar, de matar de assaltar...
Livrai-nos ó Pai de todos os males. Da injustiça, da inveja e da violência! Piedade dos nossos irmãos desabrigados, daqueles que tiveram seus pertences destruídos pelas chuvas. Piedade das almas de todos aqueles que morreram soterrados, afogados ou pelas descargas elétricas. Pedimos pelos dirigentes mundiais para que busquem soluções urgentes para impedir as agressões da natureza pelos habitantes do Planeta. Amém.
 
 
José Salviano.

Nenhum comentário: