sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Liturgia Diária – Revelação do Espírito Santo.

 Resultado de imagem para Lucas 9,18-22
1a Leitura - Ageu 1,15-2,9
Leitura da profecia de Ageu.
1 15aos vinte e quatro dias do sexto mês.
21No segundo ano do reinado de Dario, no vigésimo primeiro dia do sétimo mês, a palavra do Senhor fez-se ouvir por intermédio do profeta Ageu nestes termos:
2"Fala ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, e ao resto do povo. 3Haverá alguém entre vós que tenha visto esta casa em seu primeiro esplendor? E em que estado a vedes agora! Tal como está, não parece ela insignificante aos vossos olhos? 4Todavia, ó Zorobabel, tem ânimo, diz o Senhor. Coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote! Coragem todos vós, habitantes da terra, diz o Senhor. Mãos à obra! Eu estou convosco - oráculo do Senhor dos exércitos. 5Segundo o pacto que fiz convosco quando saístes do Egito, meu espírito habitará convosco. Não temais. 6Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um pouco de tempo, e abalarei céu e terra, mares e continentes; 7sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e encherei de minha glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8A prata e o ouro me pertencem - oráculo do Senhor dos exércitos. 9O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira - oráculo do Senhor dos exércitos".
Palavra do Senhor.

Salmo - 42/43
Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus salvador!

Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me
contra a gente impiedosa;
do homem perverso e mentiroso
libertai-me, ó Senhor!

Sois vós o meu Deus e meu refúgio:
por que me afastais?
Pó que ando tão triste e abatido
pela opressão do inimigo?

Enviai vossa luz, vossa verdade:
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo,
até a vossa morada!

Então irei aos altares do Senhor,
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa,
meu Senhor e meu Deus!

Evangelho - Lucas 9,18-22
Aleluia, aleluia, aleluia.
Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
9 18Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: "Quem dizem que eu sou?"
19Responderam-lhe: "Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas". 20Perguntou-lhes, então: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "O Cristo de Deus". 21Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. 22Ele acrescentou: "É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Aos poucos Jesus ia revelando aos Seus discípulos os mistérios que envolviam o Seu Projeto de Salvação e os arguia para que tivessem consciência da Sua missão junto deles.
Por isso, quando se dirigiu a eles e lhes perguntou o que “os outros” diziam Dele, era apenas um pretexto para que tivessem pleno conhecimento da Sua identidade como Salvador da humanidade e aprendessem a expor a sua opinião de uma forma consciente e concreta. Jesus tinha uma missão específica e queria prepará-los para quando chegasse a hora. A opinião dos Seus discípulos sobre Ele era muito importante, pois contava com eles para que o Seu Ministério continuasse. Por isso, a resposta de Pedro foi providencial. Jesus percebeu nela a ação do Espírito Santo e sabia que o Pai lhe revelara a verdade. Por isso, continuou confidenciando-lhes o que iria acontecer com Ele.  Na medida em que caminhamos com Jesus Ele também nos atrai para um lugar à parte e nos confidencia os planos do Pai para a nossa vida. Nos nossos momentos de oração e comunhão com o Senhor, o Espírito Santo também nos revela a vontade do Pai para nós e sonda o nosso coração para as coisas que precisamos entender.  Hoje, também, Jesus quer de nós o conhecimento aprofundado da Sua pessoa, para que, como Pedro, tenhamos a convicção no Espírito Santo e possamos também afirmar: “Tu és o Cristo de Deus!”  Assim sendo, teremos a esperança e a confiança plena de que, depois do sofrimento e, mesmo da morte, nós também, como Ele, seremos ressuscitados. -   Você tem ficado sozinho (a) com Jesus?   -  O que Ele tem lhe revelado nesses momentos? Você já pode afirmar com convicção que Jesus é o Cristo de Deus, e é o Senhor da sua vida?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: