segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Liturgia Diária - Hoje se cumpriu esta profecia.


  Resultado de imagem para Lucas 4,16-30
1a Leitura - 1 Tessalonicenses 4,13-18
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.
4 13 Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança.
14 Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram.
15 Eis o que vos declaramos, conforme a palavra do Senhor: por ocasião da vinda do Senhor, nós que ficamos ainda vivos não precederemos os mortos.
16 Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro.
17 Depois nós, os vivos, os que estamos ainda na terra, seremos arrebatados juntamente com eles sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Palavra do Senhor.

Salmo - 95/96
O Senhor vem julgar nossa terra.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!

Pois Deus é grande e muito digno de louvor,
é mais terrível e maior que os outros deuses;
porque um nada são os deuses dos pagãos.
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.

O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça
e os povos julgará com lealdade.

Evangelho - Lucas 4,16-30
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 4 16Jesus dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito:
18"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,
19para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor".
20E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir".
22Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: "Não é este o filho de José?"
23Então lhes disse: "Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria".
24E acrescentou: "Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.
25Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra;
26mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.
27Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã".
28A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.
29Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo.
30Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus estava na sinagoga em sua cidade natal. Então deram-lhe o livro do profeta Isaías para ele ler. O trecho do livro lido por Jesus, foi exatamente onde  explicava que o Espírito do  Pai estava sobre Ele, e que Ele é o Ungido de Deus e que veio a nós para libertar os oprimidos, curar os cegos, etc. 
E ao terminar a leitura, Jesus disse que: Hoje se cumpriu esta escritura.  Quer dizer.  Naquele momento, os que estavam ali presentes, ouviram da sua própria boca, que Ele é o escolhido, do Pai para instalar o Reino de Deus na Terra.
Jesus é o verdadeiro ungido de Deus Pai. Outros por aí andam dizendo que são ungidos, porém, com  a sua vivência, mostram exatamente o contrário. Pois dizendo frases decoradas da Bíblia, e fazendo coisas contrárias a vontade do Pai.  Se dizem ungidos por Deus, e praticando maldades contras os pobres. Tirando o dinheiro dos fracos, e participando de manobras para prejudicar os menos favorecidos pela sorte. Não foi isso que  Deus nos disse pela boca do seu Filho, o verdadeiro Ungido.
A cena do Evangelho de hoje aconteceu dentro da sinagoga, que era  o lugar central da prática da religiosidade dos judeus.
O templo era o centro de toda a observância religiosa, e atraia gentes de muitos lugares, até do estrangeiro.  O Templo era um verdadeiro comércio. Ali religião, política e comércio se misturavam, satisfazendo a ganâncias dos senhores saduceus que dominavam  tudo com a permissão dos dominadores romanos, numa política de manipulação dos menos informados, como acontece nos nossos dias.
Os romanos invadira, aquela região, e os líderes judaicos, para se manter no poder interno, negociaram com os imperialistas. Assim, em troca do domínio religioso, eles colaboravam com os romanos.
Assim, os saduceus, os líderes judaicos, não passavam de uns traidores da pátria, pois colaboravam com a dominação estrangeira em seu país.
O espírito do Senhor está sobre mim.  Disse Jesus. Será que isso pode acontecer conosco? Sim.  O Espírito Santo estará conosco quando, vivendo  uma vida justa aos olhos de Deus, fazendo a vontade do Pai, estando em estado de graça e acabando  de receber  a Eucaristia, nós somos templos vivos do Espírito de Deus.
O sacerdote que celebra a Santa Missa, está com o Espírito de Deus sobre ele.
Antes de fazer uma palestra, uma catequese, antes de preparar o nosso sermão, a nossa homilia, devemos rezar, pedindo perdão, e suplicando ao Pai que nos envie o Espírito Santo para que Ele nos ilumine, e assim possamos escrever, preparar, as palavras que não são nossas, mas sim, palavras  inspiradas pelo próprio Deus.
Jesus, ao contrário de outros falsos profetas, falava com autoridade. E por isso, movidos pela inveja, os líderes judaicos o levaram ao topo de um monte com o objetivo de jogá-lo pelo penhasco. Porém, Jesus passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho. Pois ainda não era chegada a sua hora.
 

José Salviano

Nenhum comentário: