quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Liturgia Diária - - Coragem para avançar.


 Resultado de imagem para Lucas 5,1-11
1a Leitura - Colossenses 1,9-14
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 1 9 por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual,
10 para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.
11 Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade.
12 Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz.
13 Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado,
14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Palavra do Senhor.

Salmo - 97/98
O Senhor fez conhecer seu poder salvador
perante as nações.

 
O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.
 

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!

 
Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa
e da cítara suave!
Aclamai, com os clarins e as trombetas,
ao Senhor, o nosso rei!

Evangelho - Lucas 5,1-11
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
5 1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, 3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar". 5 Simão respondeu-lhe: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede". 6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. 7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. 8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador". 9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: "Não temas; doravante serás pescador de homens". 11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Ancorados na Palavra de Jesus, Pedro e os outros discípulos, depois de uma noite toda de pesca infrutífera, tiveram a coragem para voltar a pescar naquele dia. “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.” A Palavra se cumpriu e eles reconheceram o poder do ressuscitado. Esta mesma Palavra nos anima hoje a avançar na nossa pescaria que é a nossa luta em busca de paz, de felicidade, de vida plena.
 
 A todo o momento da nossa vida Jesus está à margem das circunstâncias que nos rodeiam e nos motiva a segui-Lo e receber Dele a orientação para prosseguir caminhando dentro do projeto que o Pai preparou para cada um. Para isso, a mensagem deste Evangelho nos motiva a nunca desistir e sempre tentar novamente.  Saber que Jesus está perto e que participa da pesca da nossa vida, nos orientando nos iluminando com o Seu Espírito é a garantia para que nunca percamos a esperança e continuemos lançando a rede do amor de Deus. Mesmo que também, já tenhamos trabalhado a noite inteira e nada tenhamos conseguido pescar ou que já se tenha exaurido a nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa da qual necessitamos, “em atenção à palavra de Jesus”, devemos prosseguir lançando as redes. Jesus nos orienta e providencia o peixe para nós, todavia, Ele necessita das nossas redes na vivência do Seu amor a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação.  O homem é um ser criado por Deus com o objetivo de viver a harmonia com Ele e com o próximo e isso realmente só acontecerá quando ele se jogar nos braços do amor misericordioso de Deus. Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens! As águas mais profundas são hoje, para nós, mais conhecimento, de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. 
 
Quanto mais mergulharmos nas Escrituras mais encontraremos respostas para os nossos questionamentos e para as nossas angústias.  Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor misericordioso que nos perdoa e nos motiva a também perdoar. -  Com que objetivo você trabalha e luta na vida? No final, de quem será todo o resultado do seu trabalho? Para que servirá? - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele?   Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus.
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: