segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Liturgia Diária – A nossa vida é como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus.


 Imagem relacionada
1a Leitura - Esdras 1,1-6
Leitura do livro de Esdras.
1 1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a profecia posta pelo Senhor na boca de Jeremias, o Senhor suscitou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual mandou fazer em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a proclamação seguinte: 2 "Assim fala Ciro, rei da Pérsia: o Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de construir-lhe um templo em Jerusalém, que fica na terra de Judá. 3 Quem é dentre vós pertencente ao seu povo, que seu Deus o acompanhe, suba a Jerusalém que fica na terra de Judá e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que reside em Jerusalém. 4 Que todos os sobreviventes (de Judá) onde quer que residam, sejam providos pelos habitantes da localidade onde se encontrarem, de prata, ouro, cereais e gado, bem como de oferendas voluntárias para o templo do Deus que reside em Jerusalém".
5 Então os chefes de família de Judá e de Benjamim, bem como todos os sacerdotes e os levitas, principalmente todos aqueles cujo espírito Deus havia tocado, prepararam-se para ir reedificar o templo do Senhor em Jerusalém. 6 Todos os que habitavam pelas redondezas ajudaram-nos, dando-lhes prata, ouro, bens diversos, gado, cereais e coisas preciosas, além das outras ofertas voluntárias.
Palavra do Senhor.

Salmo - 125/126
Maravilhas fez conosco o Senhor!

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar; 
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas
fez com eles o Senhor!” 
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto. 
Os que lançam as sementes entre lágrimas,
ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão, 
espalhando suas sementes; 
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!


Evangelho - Lucas 8,16-18
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
8 16 Disse Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
17 Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta. 18 Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado”.
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Dentro de nós Jesus acendeu uma lâmpada para que possamos irradiar a Sua Luz por onde passarmos, por meio das nossas palavras e ações. Por isso, a nossa vida deve ser como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus que é Jesus.  Todavia, na nossa fragilidade humana, muitas vezes tornamos a nossa vida uma lâmpada sem serventia, apagada, medíocre, voltada somente para as coisas fúteis, para os prazeres, os lucros, o bem-estar da carne.  Não nos colocamos à vista, não nos apresentamos nem nos deixamos ser notados (as) e ficamos como que escondidos (as), porque não queremos assumir compromisso, não queremos enfrentar os desafios, não queremos mudar de vida. Ser luz é também ser transparente e verdadeiro e saber expor a vida dando um testemunho coerente com o Evangelho. A Palavra de Deus é lâmpada para a nossa caminhada. Se a meditarmos, teremos em nós luz e direcionamento para vencermos todos os desafios e incumbências. Seremos cobrados por tudo quanto recebermos em vida. Precisamos entender com isso, que refletir com a palavra de Deus é assumir compromisso para mudar o mundo. Devemos ter esta pretensão!  Quanto mais recebermos, mas teremos que dar. Seremos julgados conforme a capacidade que ganhamos de Deus.  – Você tem a ousadia de querer mudar o mundo? – Como você poderá mudar este mundo: falando ou agindo? - Como tem sido a sua vida: uma lâmpada coberta ou colocada no candeeiro?
- De que você tem consciência que precisa mudar para  irradiar a Luz de Cristo?     – A sua lâmpada está acesa e colocada à vista de todos?  Pense nisto e faça novos propósitos de vida, hoje.


Helena Serpa 

Nenhum comentário: