sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Liturgia Diária - – Coerência de vida.



Imagem relacionada
1a Leitura - Colossenses 1,15-20
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 15Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
16Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.
18Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.
19Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude
20e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.

Salmo - 99/100
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez, e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças
e em seus átrios com hinos de louvor;
dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!


Evangelho - Lucas 5,33-39
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 33os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem".
34Jesus respondeu-lhes: "Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles?
35Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão".
36Propôs-lhes também esta comparação: "Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha.
37Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres;
38mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam.
39Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: 'O vinho velho é melhor'".
Palavra da Salvação.
 
Reflexão 

Fazer apenas por fazer, não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina que todas as coisas têm um momento e o jeito certo de serem realizadas e nos propõe a aproveitar o tempo em que vivemos com coerência e de coração. Percebemos, então, que diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. Não podemos querer enxertar na nossa mente ideias e conceitos que estejam fora da nossa maneira de ver e julgar.  O que é novo não cabe na mentalidade antiga. O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a nossa maneira de aceitar as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos Seus mandamentos. 
 
A maneira como enfrentamos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual acolhemos as propostas de Deus nos darão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham validade. Precisamos, portanto, de um espírito aberto, para acatar as novidades do Evangelho e para viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, nunca iremos produzir frutos bons e a nossa vida será um testemunho de incoerência. A oração e o jejum são ótimos instrumentos de purificação e de autodomínio, no entanto, só terão eficácia se aplicados no momento necessário. Na festa, o Senhor nos convida a estar com Ele saboreando a Sua companhia e de tudo quanto Ele  nos proporcionar.   - Você é uma livre ou é apegada ao seu modo de pensar? - Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho? -   Qual a sua atitude, diante das pessoas quando você jejua? - Você costuma murmurar e se lastimar por causa das boas obras que faz aos outros?
  


Helena Serpa

Nenhum comentário: