sábado, 7 de setembro de 2019

Liturgia Diária - A Palavra de Deus está acima das conveniências e dos formalismos humanos.


  Resultado de imagem para Lucas 6,1-5
1a Leitura - Colossenses 1,21-23
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 21 Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, 22 eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai.
23 Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Palavra do Senhor.

Salmo - 53/54
Quem me protege e me ampara é meu Deus!

Por vosso nome, salvai-me, Senhor,
e dai-me a vossa justiça!
Ó meu Deus, atendei minha prece
e escutai as palavras que eu digo!
 

Quem me protege e me ampara é meu Deus;
é o Senhor quem sustenta minha vida!
Quero ofertar-vos o meu sacrifício
de oração e com muita alegria;
quero louvar, ó Senhor, vosso nome,
quero cantar vosso nome, que é bom!


Evangelho - Lucas 6,1-5
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?" 3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; 4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?" 5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Enquanto esteve na terra Jesus quebrou todos os paradigmas que tornavam o homem escravo das conveniências. Por isso, Ele foi, no Seu tempo, um revolucionário a favor da libertação do homem e da mulher. Ele veio como Salvador da humanidade e sabia que, para Deus, o que mais importava era a consumação do Seu Projeto de salvação. Com efeito, a salvação que Jesus veio nos trazer engloba o nosso ser como um todo: corpo, alma e espírito. Assim sendo, para Deus a dignidade do ser humano na sua totalidade, está em primeiro lugar. Sabedor das nossas necessidades Ele providencia tudo de que precisamos, mesmo quando o mundo nos diz não ser permitido. Dessa forma, o próprio Jesus nos ensina que para conquistar a vida eterna, nós podemos passar por sobre as barreiras e os conformes do mundo.   Ele veio nos conscientizar de que a Sua Palavra está acima das conveniências e dos formalismos humanos. O Filho do Homem é senhor também do sábado!  Muitas vezes nos perdemos no trivial e corriqueiro, no que é estabelecido como hábito, como regra e com isso nos esquecemos de que a Lei de Deus é Amor e Misericórdia! Dá de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, consolar os que sofrem, mesmo que isto nos seja apresentado em dias que não são designados para isto, é o que Jesus nos recomenda. Às vezes, para cumprir as “leis” humanas, nós transgredimos a Lei do coração de Deus. Todos os que seguem a Jesus têm que estar bem seguros de que tudo o que fizerem por amor a Ele, farão em Seu Nome, pois Ele é o Senhor, do ontem, do hoje, do amanhã e contra este fato, não há argumentos.  – O que significaria para você o dia de sábado que pode impedir que se faça o bem? -  Você costuma sair da sua rotina para ajudar a alguém? - Você tem sido censurado (a) e alguma vez chamado (a) de fanático por querer seguir o Evangelho? – Você segue as regras dos homens ou o mandamento de Deus?
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: