terça-feira, 24 de setembro de 2019

Liturgia Diária - A Palavra de Deus tornou Maria, mãe de Jesus.


  Resultado de imagem para os irmão de jesus
1a Leitura - Esdras 6,7-8.12.14-20
Leitura do livro de Esdras.
Naqueles dias, o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrátes: 6 7 "Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar. 8 Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção.
12 O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada".
14 Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia. 15 Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario.
16 Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus. 17 Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel. 18 Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés.
19 Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20 Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 121/122
Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”

Que alegria, quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Jerusalém,cidade bem edificada
num conjunto harmonioso;
para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.

Evangelho - Lucas 8,19-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 8 19 a mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão.
20 Foi-lhe avisado: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te”. 21 Ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
A Palavra de Deus contém e comunica fecundidade e maternidade. Por isso, Jesus impõe como condição para participar da Sua família, o ouvir e praticar a Palavra de Deus. Assim, Ele falou à
multidão que O comprimia impedindo que Sua Mãe e Seus irmãos, isto é, seus parentes, pudessem aproximar-se dele. O vínculo familiar é usado como símbolo para expressar o mistério da nova família que Jesus está fundando. Através de Sua palavra e ação, Jesus instaura novas relações entre as pessoas, relações que começam a existir quando elas põem em prática a Palavra do Evangelho.  Portanto, ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática é a condição para que sejamos da família de Jesus. A Palavra de Deus plenamente aceita tornou Maria, mãe de Jesus. Quando nós vivenciamos a Palavra, nós também nos vamos tornando parecidos com Jesus Cristo, tomando as mesmas feições, tendo os mesmos gestos, os mesmos sentimentos e transparecendo ao mundo o jeito de ser da família de Jesus. Somos reconhecidos por Jesus como membros da sua família, quando ouvimos e pomos em prática a Palavra de Deus e perseguimos a vontade do Pai.    Deus é Amor e no Seu amor todos nós nos unimos numa só família. Ninguém tem prioridade sobre o outro no projeto de Deus, pai, mãe, irmãos, irmãs, todos somos um em Cristo Jesus.   A obediência de Maria e a sua confiança nos planos do Pai, a sua humildade, o despojamento e sua fé, fazem dela um referencial para quem deseja pertencer à família de Jesus. – Você vive segundo a Palavra de Deus? - Você também se considera da família de Jesus? -   Você tem procurado conhecer os Seus ensinamentos? – Qual é a sua semelhança com Jesus? - Qual é a característica de Jesus que é mais forte em você?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: