sábado, 21 de setembro de 2019

Liturgia Diária - Jesus veio para salvar os pecadores.

Resultado de imagem para jesus na casa de mateus

1a Leitura - Efésios 4,1-7.11-13
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
4 1 Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,
2 com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.
3 Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
4 Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.
5 Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
6 Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
7 Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo,
11 A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,
12 para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
13 até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 18/19A
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
 

Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.

 
Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possam ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.


Evangelho - Mateus 9,9-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: "Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu".
10 Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12 Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Palavra da Salvação.

Reflexão

Jesus sabia que chamar os pecadores fazia parte da Sua missão aqui na terra, por isso, não se recusava a se misturar com os infratores da Lei. Deste modo, quando viu Mateus sentado na banca da coletoria de impostos Jesus o chamou, sem importar-se com a sua situação de vida, nem do que o acusavam.  Ele tinha consciência de que estava chamando um “pecador público”, que explorava os pobres e vivia também no meio dos pecadores, no entanto, a Sua vinda aqui na terra tinha o objetivo de salvar os pecadores e atraí-los para que tivessem uma experiência com o Amor do Pai.  Os fariseus, no entanto, porque se consideravam melhores do que os outros, admiravam-se das atitudes de Jesus e O condenavam. Hoje, Jesus ainda continua peregrinando em busca dos homens e mulheres que vivem acomodados na sua vidinha medíocre, à mercê das ondas do mar da vida, em situações de pecado e de completo desconhecimento da misericórdia do Pai. Ele também quer visitar a casa dos pecadores, daqueles que tendo tudo, não têm nada, a fim faze-los experimentar a graça da reconciliação com o Pai.

Jesus veio para todos nós, pois, somos doentes pelo pecado, erramos e caímos, às vezes, muito mais do que os pecadores  públicos.  No entanto, da mesma forma como aconteceu ontem, hoje também, algumas vezes, agimos igual aos fariseus quando discriminamos alguém e tentamos impedi-lo de aproximar-se de Jesus, de recebê-Lo em sua casa e nos julgamos melhores e mais virtuosos que ele.  Jesus também nos chama e nos atrai para segui-Lo, pois deseja ser convidado para entrar na nossa casa e levar a salvação para a nossa família e para os nossos amigos, não importando como esteja a nossa situação de vida, de que estamos sendo acusados e a quem estamos explorando.      - Como está a sua família em relação ao seguimento de Jesus?  - O que você tem feito por eles? Apresente a Jesus aquele que é + difícil. – Como você tem julgado aqueles a quem considera pecadores públicos: alguns políticos, pessoas que a mídia aponta os seus erros, os fora da lei?  – Você sente-se também julgado (a) por alguém quando erra?  - Jesus veio também para você? – Você se considera pecador?


Helena Serpa 

Nenhum comentário: