terça-feira, 29 de setembro de 2015

SER INSTRUMENTO DE DEUS.




Iniciamos o mês de outubro, mês das missões, mês do rosário e de nossa padroeira do Brasil.
Muitos me perguntam como ser missionário? É preciso ir para outras terras, países, deixar tudo?

O que respondo é que necessário onde estamos plantados ser ai missionário dando mais sentido à nossa vida de batizados.
Como dar mais sentido ao meu trabalho, ao cuidado da minha família, ao relacionamento com meus amigos, etc.?

De fato, todos nós temos uma grande sede de sentido. E também temos uma grande sede de unidade.
Às vezes parecemos uma colcha de retalhos, com muitas atribuições, sem perceber uma harmonia entre elas.
 
Para encontrar esse sentido maior e uma grande unidade em nossa vida, nada melhor do que saber uma verdade vital, fundamental: somos instrumentos de Deus aqui na terra.
É verdade que, antes de mais nada, somos filhos de Deus. Somos filhos e depois instrumentos de Deus. E instrumentos para quê? Para fazer o bem aqui na terra onde estamos plantados sendo Igreja missionária.

Qual é o sentido, portanto, do meu trabalho? Fazer o bem. Ser instrumento de Deus para fazer o bem através do meu trabalho. Em qualquer campo que trabalhamos, estamos prestando um serviço à sociedade e fornecendo um bem, que será útil aos demais. E isso é muito importante. Por isso Deus tem tudo a ver com o nosso trabalho. Às vezes pensamos que nosso trabalho não tem nada a ver com Deus. Muito pelo contrário. Tem tudo a ver: foi Deus que nos deu os talentos para podermos realizar determinados trabalhos, e isso não é por acaso. Somos instrumentos de Deus para fazer o bem através do nosso trabalho e com as pessoas com quem trabalhamos. 

Saber que somos instrumentos de Deus no trabalho nos enche a alma de paz, pois não estamos sozinhos. Aliás, Deus é o autor principal. Deus é o artista, nós somos o pincel já disse Madre Teresa de Calcutá .

Com essa consciência, estando juntos de Deus em nosso trabalho, ficaremos muito mais serenos e olharemos também o trabalho com uma dimensão maior: ele não é só uma fonte de renda ou uma fonte de realização pessoal. É a oportunidade de fazer um bem que Deus está querendo e que muitas vezes ultrapassa a nossa percepção.

Qual é o sentido de cuidar de uma família? O sentido é saber que sou um instrumento de Deus para fazer o bem aos meus familiares. Mais uma vez: Deus é o artista, nós somos o pincel. Deus é o agente principal. Muitos pais, ou até muitos filhos, sofrem com os problemas familiares, pois pensam que todo o peso do problema está sob as suas costas. Não é verdade! Somos apenas instrumentos. O que devo fazer é apenas a minha parte. Deus faz o resto. Deus, aliás, tem sonhos grandes para uma família que são, muitas vezes, bem mais altos do que aquilo que sonhamos.

Qual é o grande sentido de um momento de descanso com os amigos? Ser instrumento de Deus para fazer o bem. É lógico que é um momento de descanso, de prazer, estando com pessoas queridas. Mas, se temos consciência de que somos instrumentos de Deus nesse momento para fazer o bem, deixaremos uma marca muito mais profunda no coração das pessoas.

Qual é, portanto, o grande sentido da nossa vida?
O que enche de conteúdo o nosso dia a dia?
O que dá unidade a tudo?
O que dá paz, alegria, serenidade? 

Ser instrumento de Deus para fazer o bem onde quer que estejamos, como missionários e discípulos de Jesus e seu Reino.
Se temos consciência disso, a primeira providência que tomaremos será rezar.

Como eu não sou o autor principal da minha vida, vou recorrer Àquele que o é, vou rezar, vou me unir a Ele e contar com a sua ação em tudo.
Fazer isso dá muita paz!
Vivamos com essa consciência e nossa vida se encherá de uma alegria extraordinária.
Vale a pena!

Ser instrumento de Deus, onde estamos plantados e frutificar como Igreja missionária do Reino de Jesus Cristo .
 
 
 
 
 
 
Blog Pe Emilio Carlos

Nenhum comentário: