sexta-feira, 4 de setembro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - CHEGARÁ O DIA EM QUE O NOIVO LHE SERÁ TIRADO.

 

Leitura (Colossenses 1,15-20)

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses. 1 15 Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. 16 Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. 18 Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. 19 Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude 20 e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.
 

Salmo responsorial 99/100

Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez, e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.

Entrai por suas portas dando graças
e em seus átrios com hinos de louvor;
dai-lhe graças, seu nome bendizei!

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lucas 5,33-39)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 33 os fariseus e os mestres da lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam com freqüência e fazem longas orações, mas os teus comem e bebem".
34 Jesus respondeu-lhes: "Porventura podeis vós obrigar a jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles?
35 Virão dias em que o esposo lhes será tirado; então jejuarão".
36 Propôs-lhes também esta comparação: "Ninguém rasga um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha, porque assim estragaria uma roupa nova. Além disso, o remendo novo não assentaria bem na roupa velha.
37 Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres e entornar-se-á, e perder-se-ão os odres;
38 mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam.
39 Demais, ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: ‘O vinho velho é melhor’”.
Palavra da Salvação.
 
 Reflexão
 
Neste Evangelho, partindo da pergunta sobre o jejum, Jesus nos mostra a radicalidade da Boa Nova trazida por ele. Não podemos misturar a Boa Nova de Jesus com outros caminhos ou projetos. Ou nos jogamos inteiramente no seguimento do Evangelho, ou não o seguimos. Meio termo não existe.
“Os convidados a um casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles?” Numa festa de casamento, ninguém jejua. Conforme a tradição bíblica, Deus é o noivo e a humanidade é a noiva. Com o pecado original, a noiva havia abandonado o noivo; mas agora o noivo a procurou e fez com ela uma Aliança, que se desdobra em duas Alianças: antiga e nova. No nova Aliança, Jesus é o noivo, o que significa que ele é Deus.
E Jesus acrescenta duas parábolas que vêm justificar a sua resposta à questão do jejum: ninguém remenda uma roupa velha com pano novo. A roupa velha representa, naquele tempo, a religião judaica com seus jejuns e ritos de purificação. Hoje, essa roupa velha é a mentalidade do mundo, pluralista e pecador. Não podemos remendar essa roupa velha com o pano novo que é o Evangelho, pois, além de não ficar bonito, acabamos estragando o pano novo, que é a Boa Nova de Jesus.
Uma roupa remendada desse jeito fica feia e repuxada; um cristão com mentalidade velha, apenas com remendos da fé cristã, fica a mesma coisa.
A comparação do vinho nos odres vai na mesma linha. Não podemos colocar o vinho novo, trazido por Jesus, em odres velhos, seja do Antigo Testamento, seja do mundo caduco e pecador. Jesus nos pede para escolher um dos dois caminhos e segui-lo integralmente. Ficar com os pés em duas canoas não dá certo. O Evangelho do Reino não é compatível com instituições ou mentalidades caducas.
A fé cristã é uma proposta de vida, não de leis. E a vida muda, evolui constantemente, estourando qualquer código de leis. A lei é necessária, mas é morta, e o Reino de Deus é vivo.
Um dia, Jesus recriminou os judeus por serem muito ciosos na prática da letra da Lei, e se esquecerem do principal que é o espírito da Lei: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito: este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mc 7,6; Is 29,13).
Uma pergunta: nós estamos em condições de receber o Vinho Novo de Jesus, ou ainda estamos “com os pés em duas canoas”? Somos uma roupa nova, uma roupa velha, ou uma roupa remendada?
Diógenes foi um grande filósofo que viveu em Atenas, na Grécia, no Séc. IV A/C. Ele tinha fama de doido, porque fazia coisas exóticas. Não era doido nada. Um dia, ele foi ao centro da cidade e, em pleno meio dia, com o sol quente, começou a andar numa rua movimentada, com uma candeia acesa na mão. As pessoas lhe perguntavam: “O que você está fazendo, Diógenes?” Ele respondia: “Estou procurando um amigo”.
Nós podemos imitar Diógenes e, se as pessoas nos perguntarem o que estamos fazendo, vamos respondeu: “Estou procurando um cristão integral, sem mistura de outros “valores”.
Maria Santíssima, na hora da Anunciação, jogou-se inteiramente nas mãos de Deus, como uma criança se joga nos braços da mãe. O amor é totalizante, ele se dá totalmente. Que Maria nos ajude a fazer o mesmo, no seguimento do seu Filho.
 
 
 
Pe Queiroz

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