terça-feira, 22 de setembro de 2015

LITURGIA DIÁRIA - MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS.

Leitura (Esdras 6,7-8.12.14-20)

Leitura do livro de Esdras. Naqueles dias, o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrátes: 6 7 "Deixai continuar os trabalhos da casa de Deus; que o governador dos judeus e seus anciãos reconstruam-na no seu lugar.8 Também ordeno como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus, tendo em vista a reconstrução da mencionada casa de Deus: das receitas reais provenientes dos impostos de além-rio, a despesa será fielmente paga a esses homens, a fim de que a obra não sofra interrupção.
12 O Deus que fez habitar ali o seu nome destrua todo rei, todo povo que ousar fazer qualquer coisa para mudar este decreto e destruir essa casa de Deus que está em Jerusalém! Eu, Dario, dei esta ordem: seja ela pontualmente executada".
14 Os anciãos dos judeus puseram-se a construir o templo e fizeram progresso, sustentados pelas profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado. Prosseguiram a construção, segundo a ordem do Deus de Israel, e segundo a ordem de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, rei da Pérsia.15 Terminou-se o edifício no terceiro dia do mês de Adar no sexto ano do reinado de Dario.
16 Os israelitas, os sacerdotes, os levitas e os demais repatriados celebraram com júbilo a dedicação dessa casa de Deus.17 Ofereceram, por ocasião dessa dedicação, cem touros, duzentos carneiros, mil e quatrocentos cordeiros e doze bodes como vítimas pelos pecados de todo Israel, segundo o número das tribos de Israel.18 Estabeleceram os sacerdotes segundo as suas classes, e os levitas segundo suas divisões, para celebrar o culto de Deus em Jerusalém, de conformidade com as prescrições do livro de Moisés.
19 Os repatriados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês.20 Os sacerdotes e os levitas, sem exceção, tinham-se purificado; todos estavam puros. Imolaram a Páscoa por todos os repatriados, pelos seus irmãos, os sacerdotes, e por si mesmos.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 121/122

Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”
Que alegria, quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor!”
E agora nossos pés já se detêm,
Jerusalém, em tuas portas.

Jerusalém,cidade bem edificada
num conjunto harmonioso;
para lá sobem as tribos de Israel,
as tribos do Senhor.

Para louvar, segundo a lei de Israel,
o nome do Senhor.
A sede da justiça lá está
e o trono de Davi.
  

Evangelho (Lucas 8,19-21)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 8 19 a mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão.
20 Foi-lhe avisado: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te". 21 Ele lhes disse: "Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam".
Palavra da Salvação.


 Reflexão

Este Evangelho narra que a mãe de Jesus, junto com alguns parentes, que na língua hebraica são chamados de irmãos, aproximaram-se de Jesus, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Contaram a Jesus, e ele aproveitou para nos falar da sua outra família, a Igreja: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Todos nós temos a alegria de pertencer a esta segunda família de Jesus, a não ser que algum de nós esteja desligado da Igreja, pois não basta ouvir a Palavra de Deus, e sim praticá-la.
A Bíblia tem uma força enorme de transformação da pessoa que a lê ou escuta, porque o Espírito Santo vem com a sua Luz e a sua Força para ajudar. Além de nos converter, a Palavra de Deus nos congrega em Comunidade, atrai-nos para a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Assim, além de irmãos de Jesus, nos tornamos também irmãos entre nós, formando uma grande família, que é chama a Família de Deus.
Em outra ocasião, Jesus falou que a ação da Palavra de Deus em nós é parecida com a ação do fermento, que é colocado na massa de pão. Ela produz uma transformação lenta e silenciosa, mas forte e irresistível. Quem ouve a Palavra de Deus e a acolhe com um coração aberto, devagarinho vai vencendo o pecado, corrigindo os vícios e crescendo na fé, na esperança e na caridade, tornando-se, como diz S. Paulo, uma nova criatura.
A afirmação de Jesus de que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam inclui em primeiro lugar sua própria Mãe. Ela foi a pessoa que melhor praticou a Palavra, inclusive dando-nos essa Palavra viva de Deus Pai, que é Jesus.
É difícil saber qual foi a maior grandeza de Maria: ser Mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé, acolhendo de modo incondicional a Palavra divina. Por isso ela é o nosso melhor modelo, como cristãos. Por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Cf Lc 2,19.51), Maria é a discípula mais perfeita do Senhor”.
Certa vez, dois rapazes amigos estavam andando na rua, numa cidade pequena e desconhecida deles. Era domingo pelo meio dia. De repente, viram uma festa em um quintal aberto. Muito churrasco, schopp à vontade, com músicas lindas.
Com em festas de casamento há amigos do noivo que a família da noiva não conhece, e vice-versa, eles resolveram entrar de penetras. Mas não foram só eles os penetras. Apareceram muitos.
Quando eles estavam comendo e bebendo à vontade, o dono da casa parou a música, subiu numa cadeira e disse: “Por favor, os convidados da noiva fiquem deste lado aqui”. Uma turma foi para a direção indicava. E ele continuou: “Agora os convidados do noivo fiquem deste outro lado aqui”. Outra turma foi para lá. Então o dono da casa disse: “Vocês todos podem cair fora, porque esta festa é de quinze anos da minha filha”.
Que vexame, não? Na Igreja, há lugar para todos e todos somos convidados a ela. Mas, se não praticarmos a Palavra de Deus, podem acontecer vexames como este!





Pe Queiroz

Nenhum comentário: