sexta-feira, 19 de junho de 2015

LITURGIA DIÁRIA - A ONDE ESTÁ O TEU TESOURO, AÍ ESTÁ TEU CORAÇÃO.

 
Primeira Leitura (2Cor 11,18.21b-30)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 18já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21bO que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.
22São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.
Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia em alto-mar.
26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos.
27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! 28E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas! 29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei! 

Responsório (Sl 33)

O Senhor liberta o justo de todas as angústias!
O Senhor liberta o justo de todas as angústias!

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.
 
Evangelho (Mt 6,19-23)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

 Reflexao

Neste Evangelho, Jesus nos lembra que os tesouros da terra não são consistentes, enquanto os do céu são. Ele usa a palavra “tesouros” no sentido geral, que podemos chamar de valores.
Valores são os meios que buscamos para ser felizes. Existem valores permanentes e valores transitórios. Os permanentes são os do céu: A graça de Deus, a fé, a esperança, o amor, a justiça, a verdade e todas as virtudes. São permanentes porque não se estragam e ninguém consegue nos roubar. Esses valores são eternos. Aqui na terra eles brilham, mas na vida futura brilharão muito mais.
Já os valores transitórios são os bens materiais: O dinheiro e todos os bens materiais, a fama, o poder. São transitórios porque os perdemos facilmente. São como a erva do campo, que hoje floresce e amanhã murcha e seca.
“O olho é a lâmpada do corpo.” O nosso apego a esses “tesouros” começa pelos olhos. depois vai para o coração, onde se transforma em desejo, que depois se transforma em ação. Daí a importância de zelar pelos nossos olhos, isto é, procurar ver o que é bom e não ver o que é ruim e pode nos prejudicar.
Jesus nos aconselha a sermos espertos: Usar o dinheiro corruptível para conquistar bens eternos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas” (Lc 16,9).
Um homem morreu e chegou lá na porta do céu. S. Pedro olhou a ficha dele e disse: “Pode entrar”.
E S. Pedro foi levá-lo até a sua casa. Ao ver as mansões, o homem ficou admirado. Todas traziam o nome do morador. De repente ele viu um palácio muito bonito, e era justamente do seu empregado, que havia falecido um tempo antes. Ele pensou: Nossa! Se até o meu empregado ganhou uma casa chique dessa, imagine a minha!
Mas os dois não paravam de caminhar. De repente, entraram na periferia do céu, numa rua de terra toda esburacada. Lá na ponta da rua, S. Pedro mostrou-lhe um barraquinho pobre, que mal cabia ele, e disse: “Esta é a sua casa”.
O homem disse: “S. Pedro, por que o meu empregado ganhou uma casa tão bonita, e eu esse barraco?!”
S. Pedro respondeu: “Aqui nós só damos a mão de obra. O material vem lá de baixo, são as boas obras que a pessoa fez lá na terra. E você só mandou isso aí!”
“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
Que Maria Santíssima nos ajude a fazer muita caridade, a fim de juntar um bom material para a nossa morada eterna no céu!





Pe Queiroz

Nenhum comentário: