segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O FARDO DA HIPOCRISIA.





O hipócrita vive para enganar os outros e termina por enganar a si mesmo. Ele acredita no personagem (em grego hipocrités) que ele próprio criou. Com o passar do tempo, isto se revela o verdadeiro fardo pesado, do qual Nosso Senhor quer aliviar o fariseu, seus prosélitos e a todos nós: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).

No evangelho deste domingo Jesus encerra o seu conflito e a celeuma com os chefes judeus (mestres da lei, sacerdotes, saduceus, fariseus...) em Jerusalém em que todos tentaram atingir Jesus com armadilhas e Jesus escapou de todas elas. Depois de calar a boca de seus opositores, agora Ele parte para ataque: que o problema deles está na hipocrisia.
No início de sua exortação Jesus falou:
(2) Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés.
(3) Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.

Ou seja, Jesus denuncia, a primeira vista, a falta de sintonia entre a pregação e a vida de cada um, a obediência a essa palavra.
Essa é a primeira impressão.
Mas se ele estivesse dizendo isso, estaria calando a boca de todos os pregadores em todos os tempos.
Então o que Ele quis dizer?
Nos versículos seguintes, Jesus descreve a vontade dos fariseus de aparecer.
O contraste está entre a aparência religiosa externa e o coração impiedoso. Os fariseus estão preocupados em manter as aparências e não em obedecer à Deus, eles nem ouvem a própria pregação.
Essa falta de sincronia nasce do fato de que os fariseus são vaidosos. Querem aparecer diante dos homenms como sendo religiosos. Assim, a hipocrisia não é uma simples mentira ou incoerência, mas uma realidade em que por trás da aparência piedosa está uma má intenção.

Como o coração dos mestres da lei judeus não está convertido, é por isso que falam mas não fazem.
O problema não está no conflito falar x fazer, mas na imagem interior x imagem exterior, no agradar Deus x homens. Esta é a ênfase: 'Como podeis dar glória a Deus, vós, que dais glória uns aos outros?'

E por que Jesus é tão duro com os fariseus? Numa tentativa extrema de acordá-los, de salvá-los.
As pessoas que vivem de enganar os outros com aparência de piedade e acabam enganando a si mesmas. Por isso Jesus as chama de 'cegos', porque não enxergam a si mesmos! Esse é o caminho da mentira, o pecado contra o Espírito Santo. Tornam-se hipócritas e cegos, um cego guiando outro cego.

E qual a saída?
Quem está sentado na cátedra de Moisés precisa ter consciência de estar sentado na cátedra da humildade. Em Números Moisés é dito o mais humilde dos homens.

Jesus quer aliviar nossos fardos e diz 'aprendei de mim que sou manso e humilde de coração'. Este é o caminho para aliviar o fardo. Quem vive para agradar os outros é um pobre coitado, vive atormentado. O diabo, sempre o acusador, estará sempre acusando você.

Precisamos seguir o caminho da humildade, de nos rebaixarmos diante de Deus e em nosso coração agradar a Deus. Se não fizermos isso estaremos na contra-mão da hipocrisia.
O que faz uma pessoa hipócrita é o coração perverso, a pessoa que quer mostrar ser religioso mas tem uma titude falsa, o coração não está convertido.

O problema não está na incoerência entre falar x fazer mas entre agradar a Deus de coração x atitudes para agradar os homens.

Assim, Jesus ao denunciar o cego que ilude os outros e ilude a si mesmo, está alertando a todos nós.
Se o coração for convertido, haverá coerência entre o que dizemos e o que fazemos.
















  Christo Nihil Praeponere

Nenhum comentário: