sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ANESTESIADOS PELA HIPOCRISIA.

 

Terrível quando você lida com a hipocrisia.
Uma das características mais freqüentes no comportamento humano é a hipocrisia. Muita gente é exatamente o que não deixa transparecer.
Essas pessoas são as mais sofridas. Porque residem nos seus peitos demônios que rugem e que elas mantêm aprisionados e amordaçados, escondidos sob o esmalte do fingimento.
Passam a vida inteira sem se darem a conhecer, não deixam escapar uma só frase ou gesto que acusem a sua verdadeira personalidade e vão até o túmulo ocultando a sua legitimidade ontológica .
É muito importante o que o homem faz, mas eu daria um doce para saber o que ele pensa.
E entre o que faz e pensa quase sempre tropeça num abismo.
Porque o homem é o único animal que pensa, tendo a faculdade de camuflar esse privilégio.
Os outros animais não pensam, daí que todos seus gestos são sinceros.
A hipocrisia fede... É lixo de todos os tipos e de todas as origens.
Por isso mesmo o próprio Jesus assim nos alertou:" Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram. Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens." (Mc 7,6-7) Ou ainda em outra passagem recrimina os fariseus e herodianos assim: “Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: "Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. (Lucas 12,1b) deixando claro : Cuidado com a hipocrisia.
Jesus não a tolera. Isso porque a hipocrisia é assassina da verdadeira vida cristã. Ela mata. Ela estraga. Ela mata e destrói sem piedade.
O problema principal é que o viver cristão deve ser um viver coerente com o que o cristianismo ensina, todo tempo, e a hipocrisia vai ensinar algo contrário e nos levar para um lado totalmente diferente.
Hipocrisia é uma atitude que inverte os valores. Esconde a verdade. Mostra uma casca bonita que encobre e disfarça a podridão dentro da casca. No caso, a hipocrisia era a casca aparente da fidelidade máxima à palavra de Deus que escondia a contradição da vida deles. Jesus quer o contrário. Quer a coerência que não deixa no escondido.
 
Este "fermento" que eles tentavam misturar à massa do povo, era a dissimulação do interior com o exterior.
A hipocrisia impera em todos os seguimentos da sociedade.
A palavra hipócrita, no grego, significa ator – pessoa que representa um papel, sem ter nada a ver com o personagem.
Jesus a usava contra os fariseus, que pareciam ser bem zelosos no guardar a Lei, mas não o faziam (Mt 23.13ss).
É bem provável que se Jesus estivesse aqui, hoje, e uma multidão ao seu redor, Ele diria algo assim: "Estão vendo a maioria dos cristãos? Façam o que eles ensinam de todo coração, mas não vivam da maneira que eles vivem, porque eles não vivem o que pregam e ensinam".
E o pior, é que eu realmente acredito que o nosso Senhor falaria algo assim para nós.
Existem várias razões para Jesus condenar a hipocrisia, dentre elas: porque faz com que a gente busque ser visto, vs 5 - 7; porque faz com que a gente busque status, vs 8 - 12; porque faz com que a gente busque se prender a detalhes e regras e não se prender as coisas essenciais, vs 23,24; porque faz com que a gente busque mais o exterior do que a transformação interior, vs 25 - 28; porque faz com que a gente olhe só para vida dos outros e não para nossa, vs 29 -33.
Esse é um quadro triste dos escribas e fariseus da época de Jesus; daqueles que supostamente conheciam a Deus. E o pior, é que esse quadro é atual o suficiente para enquadrar vários e vários dos supostamente cristãos que dizem conhecer muito bem a Deus, mas cuja vida denúncia descaradamente que eles são amigos mesmo de outro "cara", se é que podemos chamá-lo assim.
A hipocrisia está lhe matando, amigo. E assim ela esta não somente assassinando você lentamente como as pessoas ao seu redor, porque quando o cristão para de viver uma vida coerente do cristianismo, muitas pessoas deixarão de viver também.
É como uma extensão: se você puxar a tomada principal, tudo se desliga, não importa se estão conectados ainda ou não.
 
De certa forma, cada cristão é uma extensão de Deus para o mundo.
A hipocrisia é como o puxar da tomada, sendo assim, não somente desligam os aparelhos como também a extensão.
Em outras palavras: "Como vocês escaparão da condenação ao inferno?" (Mateus 23, 33).
O destino daqueles que são hipócritas não é um tapinha nas costas e um "está perdoado, amigo", mas uma terrível sentença.
Tudo porque fomos desconectados da fonte, a saber, Jesus Cristo.
A hipocrisia é coisa séria, porque é uma troca de Deus e suas verdades por nós e nossas mentiras.
Fujamos daquilo que Jesus odeia urgentemente.
Enquanto formos hipócritas, jamais teremos condições de construir um mundo melhor, mais verdadeiro e justo.
O que dizer sobre tudo isso? Somos hipócritas!! Conhecemos o que precisa ser feito, sabemos como fazê-lo, mas não fazemos nada porque estamos brutalmente anestesiados para “tolerar” o fedor da latrina que é a nossa hipocrisia. Jogamos a culpa nos outros quando a culpa é nossa de concordarmos e sermos fingidos e mantermos a casca aparente da verdade.
 
 
 
 

 

Pe.Emílio Carlos Mancini.

Nenhum comentário: