O ESPÍRITO SANTO NO EVANGELHO DE LUCAS.
É interessante notar que a ação do Espírito Santo no início do Evangelho se dá sempre junto aos pobres e excluídos da época
Uma das características marcantes na obra de Lucas é a
presença do Espírito Santo. Tanto o Evangelho quanto os Atos estão
repletos de notícias sobre sua ação. Vejamos onde e em que
circunstâncias o Espírito Santo age no Evangelho de Lucas…
Os primeiros capítulos apresentam de modo marcante a ação do Espírito Santo: 1,15: Sua presença com João Batista é prometida a Zacarias;
1,35: O anjo Gabriel anuncia a Maria o nascimento de Jesus que somente será possível através do Espírito Santo;
1,41: Isabel cheia do Espírito Santo saúda Maria;
1,67: Zacarias profetiza através do Espírito Santo;
2,25-27: Simeão vai ao Templo movido pelo Espírito Santo;
3,16: João anuncia o Batismo no Espírito Santo através de Jesus;
3,22: O Espírito Santo em forma corpórea desce sobre Jesus no Batismo;
4,1: Jesus cheio do Espírito Santo é levado para o deserto;
4,14: Jesus é levado para a Galiléia pelo Espírito Santo;
4,18: Na Sinagoga, Jesus anuncia a sua missão pela força do Espírito Santo;
23,46: Jesus entrega seu Espírito a Deus antes de morrer;
24,49: Promessa de Jesus sobre a presença do Espírito Santo junto aos discípulos.
Como podemos observar, no início do Evangelho
a presença do Espírito Santo é intensa. A partir do anúncio da missão
de Jesus em Nazaré, Lucas não fala mais sobre a presença do Espírito
Santo, somente no final, mesmo assim como promessa aos discípulos. Se
olharmos para o livro dos Atos, vemos que novamente aparece a ação do
Espírito Santo. O que será que Lucas quer mostrar com isto? Na verdade,
Jesus possui e está possuído pelo Espírito Santo. Sua ação é a própria
ação do Espírito Santo. Daí a presença marcante no início, desaparecendo
exatamente quando Jesus começa o seu ministério público, isto é, quando
Jesus inicia a Boa Nova através de sua ação e pregação. Somente na hora
da morte de Jesus se voltará a ouvir falar sobre o Espírito Santo, como
Espírito de Jesus que volta ao Pai. Depois vem a promessa do Espírito
Santo junto aos discípulos.
É interessante notar que a ação do Espírito Santo
no início do Evangelho se dá sempre junto aos pobres e excluídos da
época (estéril, velhos, mulheres): Isabel, Zacarias, Simeão, Ana, Maria,
João e o próprio Jesus. Esta presença do Espírito junto aos pobres,
somente é compreendida a partir dos pobres de Javé, isto é, os pobres
com quem Javé conta para realizar o seu projeto de amor. Esta
característica encontramos também com Jesus. Aliás, é primeiramente aos
pobres que ele vem evangelizar. Também são dirigidas aos pobres,
considerados bem aventurados, a promessa do Reino de Deus.
No Evangelho de Lucas
portanto, a presença do Espírito Santo se dá como preparação da chegada
de Jesus. Muitos anunciam, profetizam, louvam sempre inspirados por sua
força e presença. Da mesma forma, no livro dos Atos é o Espírito Santo
novamente quem vai animar os discípulos e comunidade a levar adiante a
Boa Nova de Jesus. O Espírito anima a missão. Com Jesus a missão
acontece. A Boa Nova se torna realidade: “O Espírito do Senhor está
sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para
anunciar aos aprisionados a libertação, aos cegos a recuperação da
vista, para por em liberdade os oprimidos, e para anunciar um ano de
graça do Senhor”(LC 4,18-19). Esta dimensão missionária, voltada para os
pobres, cativos, marginalizados não pode nem deve ser esquecida. De
nada adianta louvar ou orar ao Espírito Santo se não nos colocamos nesta
sua real dimensão. Deixar o Espírito agir, neste sentido, é colocar-se à
disposição, a serviço do Reino de Deus.
(Publicado no website do Instituto Teológico Franciscano)
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