segunda-feira, 21 de março de 2011

SENTENÇA DA CORTE A FAVOR DOS CRUCIFIXOS.

Cardeal Péter Erdo

Saint Gallen, 19 Mar. 11 / 01:43 pm (ACI)

O Presidente do Conselho de Conferências Episcopais da Europa, Cardeal Péter Erdo, assinalou que a sentença da Corte Européia de Direitos humanos a favor da presença dos crucifixos nas escolas públicas constitui "sobre tudo uma vitória para a Europa".

Em suas declarações divulgadas hoje após a sentença inapelável da Corte sobre o caso de uma mãe que processou a Itália por considerar que o crucifixo era uma violação ao seu direito de educar suas filhas de acordo às suas convicções, o Cardeal afirmou que "a sentença de agora é um sinal de bom senso, sabedoria e liberdade".

"Hoje -continuou- foi escrita uma página da história. Abriu-se uma esperança não só para os cristãos, mas para todos os cidadãos europeus, crentes e leigos, que estavam profundamente golpeados pela sentença de 3 de novembro de 2009 (contra o crucifixo) e que estavam preocupados ante procedimentos que tendem a desmoronar uma grande cultura como a cristã e a minar em definitiva a própria identidade".

Na opinião do também Arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria), "considerar a presença do crucifixo no espaço público como contrária aos direitos do homem seria negar a própria idéia da Europa. Sem o crucifixo a Europa que hoje conhecemos não existiria. Por este motivo a sentença é sobre tudo uma vitória para a Europa".

Finalmente o Cardeal disse estar convencido de que esta sentença "contribuirá a confiar na Corte e nas instituições européias por parte de muitos cidadãos europeus. Com ela os juízes reconheceram que a cultura dos direitos do homem não deve excluir à força a civilização cristã".

Nenhum comentário: