quarta-feira, 30 de março de 2011

RECONHECER QUE A VONTADE DE DEUS É A MAIS CERTA, É SUBMETER-SE A ELE POR AMOR.

Mat 19,16-22


Diante de uma vontade de Deus podemos rejeitá-la ou aceitá-la. Qualquer que seja a nossa decisão, Deus a respeita, porém sabemos qual a decisão mais sábia e que nos leva à realização. Muitas vezes não aceitamos a sua vontade por falta de humildade. Achamos que a nossa idéia é melhor, achamos que fazer certas coisas não é errado.


Não falo aqui de falsa moralidade, como aquela dos fariseus que colocavam pesados fardos sobre os ombros dos outros, mas eles não os tocavam nem com um dedo, como o disse Jesus. Falo de agir pelo Bem. Ora, agir pelo Bem significa não dar lugar à vingança, à indiferença, ao julgamento ou a nenhum outro tipo de comportamento que vá contra o "outro", por mais certo e oportuno que possa parecer. Reconhecer que a vontade de Deus é a mais certa é submeter-se a Ele por amor, é ser verdadeiramente humilde.


O primeiro fato é que quando Deus pede alguma coisa, preciso entregá-la. É necessário passar por uma experiência clara de consagração. Quer sejam necessários longos anos para chegar a essa crise de rendição, quer seja alcançada em um salto único, todo filho consagrado a Deus sabe que o ato de rendição foi o passo supremo que o trouxe à plenitude de um caminhar mais íntimo com Deus. Sua experiência pode ter sido complicada, confusa, difícil de entender; mas que esse ato de rendição foi a culminação de tudo, e que a plenitude do Espírito foi o resultado desse ato – a graça de Deus em resposta a esse ato – todos vão testificar.


É a nossa vida inteira que Deus pede. Não pode haver reservas. Deus está pedindo agora sua completa rendição: do coração, da vontade, do intelecto. Ele vai lhe mostrar agora, se você for sincero e honesto, tudo o que ele reivindica na sua vida. É totalmente impossível você receber essa bênção se há qualquer resquício de insinceridade ou rebeldia em seu coração e mente. Não pode haver reservas em sua mente. Não é para você apenas entregar a Deus algumas coisas em sua vida de acordo com seu próprio critério; Deus requer sua vida inteira. Ele não só pede uma rendição completa do passado e do presente, mas de tudo que se refere ao seu futuro até que você seja chamado para a glória. Muitos estão em perigo de achar que já se renderam quando, na verdade, não foram até o fim nesse assunto.


Talvez tenham tomado uma decisão rápida em uma conferência sem nunca ter ficado a sós com Deus para que ele lhes mostrasse o que estava envolvido nesse grande passo. O ato de render-se precisa ser incorporado a uma vida de submissão. O ato leva a uma atitude, e a atitude diária leva a uma vida mais rica e completa em Cristo, à medida que nossa capacidade vai aumentando.




Com minha pobre benção.

Pe. Emílio Carlos +

Nenhum comentário: