quarta-feira, 16 de março de 2011

O MEDO DO JOVEM TESTEMUNHAR.


O jovem sempre tem o medo de ser mal visto(tachado) em seu meio, e também ele acaba se auto-tachando (ele mesmo se tacha, se acha que é), mesmo que os outros não pensem isso dele. E sabendo que o testemunho não ocorre apenas quando você conta para alguém do que era antes e se converteu hoje, mas mostra nas ações que é um fiel grato para com Deus e sincero no seu relacionamento com Ele.

Vou usar o nome jovem, mas pode valer para qualquer um. O jovem está sempre copiando o que os outros fazem e também seguindo modelos, tem medo de ser o único do grupo de amigos dele a ir a Missa, e lá indo não se deparando com nenhum jovem conhecido dele ou se depara apenas com pessoas mais velhas que ele (e vai se achando velho também), achando todo esse esforço dele lhe esta aparentemente fazendo-o "santo demais" e assim acaba achando melhor dar uma "aliviada" para voltar a ir nos lugares de Deus. Medo de ser o único do grupo de oração que freqüenta, aquele que vai mais vezes ao grupo, ou seja, ele acaba se vendo como um "sem um que fazer", se auto-tachando disso sente-se desvalorizado e acaba procurando ir menos para se sentir mais valorizado como um "turista". Medo também ser tachado ou auto-tachado de "pecador"(?), quando vai a confissão frequentemente. Medo de ser o único a fazer freqüentes adorações ao Santíssimo Sacramento, à Eucaristia, e assim as pessoas o chamarem de "santo" e se auto-tachar disto. Quando uma pessoa chama a outra de santo, é porque ela é vista até como bom exemplo, ou é uma pessoa com aparência quieta. A pessoa apelidada disso acaba às vezes se achando realmente muito santa, quando na verdade pouco consegue cumprir seu caminho de santidade no qual Deus pessoalmente moldou exatamente para tal pessoa. Tira-se também um pouco da humildade da pessoa.

Primeiro, sobre o dever de não ter vergonha de ser auto-tachado, diz Santa Teresinha: "Eu sou o que Deus pensa de mim". Ele quer você para estar com Ele, e ao mais intimo chamado de Deus, não sufocar o íntimo chamado: "mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus." (Lc 12,9). Então, o que se deve fazer primeiro para a pessoa não se sentir a única nos tais meios citados? Deve-se crer que a pessoa não está sozinha, mas Deus pessoalmente a quer ela, na Missa, na adoração Eucarística, em algum meio que ela possa mais ainda perceber a presença de Deus, que é pessoal também, pois: "Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus." (2Tm 1,8), tomemos em primeiro o modelo de Jesus que de Rei, fez-se humilhantemente amável.

Deve se ter em mente também, que: "É maior felicidade dar que receber!" (At 20,35) Há maior felicidade em agradar a Deus e Jesus e fazer tais sacrifícios de ires a lugares santos mesmo com dificuldade porque quanto maior o sacrifício, maior a graça, graça de penitência que vão também para a conversão dos pecadores, salvar almas. Vimos nos evangelhos que as pessoas com mais coragem de chegar a Jesus, chegando a chamar atenção de muitos para que Ele visse, ganharam sua cura. Nem façamos como fez Pedro, que prometeu convicto de que não negaria Jesus, e não mediu na hora da promessa sua capacidade em cumprir, e foi pego distraído por uma simples pergunta de um guarda: "O conhece ?".

Angelo Alves
sianaisdostempos.org

Nenhum comentário: