terça-feira, 15 de março de 2011

JESUS CRISTO, ESPAÇO DE LIBERDADE.


Efésios 3,14-19


O que nos intimida?

O que trava o nosso entusiasmo, a nossa liberdade?

O que nos leva até a duvidar desta?

É útil ter presente estas questões ao ler esta passagem e várias outras da Epístola aos Efésios.

Aqueles a quem este texto se destina parecem acreditar que estão sujeitos à influência de forças que escapam a Deus.

Os profetas tinham conhecido combates semelhantes quando o povo se voltara para os ídolos. Na Epístola aos Efésios, embora o contexto cultural possa ser diferente (estamos talvez a lidar com a crença no poder dos astros), as questões e os medos não mudaram assim tanto. Nos dois casos há intimidação. A liberdade de escolher e permanecer fiel a essa escolha está comprometida.

Compreende-se melhor a insistência do autor sobre a palavra «poder». A um auditório que está supostamente inquieto, afirma que aquilo que Deus manifestou ao ressuscitar Cristo dos mortos é de um poder incomparável. Nada lhe pode resistir. Não existe nenhum poder real que possa vir de outro lado, que encontre a sua origem fora dele. Tudo lhe está sujeito.

Contudo, é necessário que os olhos do coração estejam iluminados (1,18) para ver «como é extraordinariamente grande o poder de Deus para conosco» (1,19). Quanto mais o crente contempla isso, mais se fortifica «o homem interior» (3,16), ou seja, a sua capacidade de escolher com inteligência e liberdade. Estamos aqui muito longe de uma religião do medo e da superstição.

Conhecer Cristo, crer nele, é evoluir num espaço de liberdade. Quando o autor fala em compreender «a largura, o comprimento, a altura e a profundidade», não refere qual o objeto que se pretende compreender. É necessário ler o versículo seguinte para encontrar a expressão «conhecer o amor de Cristo» (3,19a). Certamente quer fazer compreender que não há nada maior que este mistério e que não há que procurar senão nele.

- O que se apoia hoje nos meus medos e na minha inquietação para me fazer duvidar da minha liberdade?

- O que me ajuda a descobrir a liberdade que Cristo me dá?




Pemiliocarlos.blogspot.com

Nenhum comentário: