domingo, 24 de maio de 2020

Solenidade da Ascenção do Senhor - "Eis que estarei convosco todos os dias..."


 Ascensão do Senhor - Arquidiocese de São Sebastião do Rio de ...
1a Leitura - Atos 1,1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1 1 Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,
2 desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).
3 E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.
4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, "que ouvistes", disse ele, "da minha boca;
5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias".
6 Assim reunidos, eles o interrogavam: "Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?"
7 Respondeu-lhes ele: "Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,
8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo".
9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.
10 Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:
11 "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu".
Palavra do Senhor.

Salmo - 46/47

Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Povos todos do universo, batei palmas,
gritai a Deus aclamações de alegria!
Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,
o soberano que domina toda a terra.

Por entre aclamações, Deus se elevou,
o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,
salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Porque Deus é o grande rei de toda a terra,
ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
Deus reina sobre todas as nações,
está sentado no seu trono glorioso.

2a Leitura - Efésios 1,17-23
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1 17 "rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;
18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,
19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que
20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,
23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Mateus 28,16-20

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todo os dias,
até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Naquele tempo, 28 16 os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17 Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18 Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20 Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Com muita alegria, celebramos hoje, a Ascensão do Senhor, que é a plenitude da Páscoa! Esta solenidade, está intimamente ligada à Páscoa e a Pentecostes. Podemos dizer, que a Ascensão do Senhor, é o coroamento da missão de Jesus realizada aqui na terra!
Contemplando a ascensão do Senhor, estamos também nos preparando para a grande festa litúrgica de Pentecostes, que celebraremos no próximo Domingo: a vinda do Espírito Santo! Espírito Santo, que já está no meio de nós, mas que nem sempre nos abrimos à sua ação!
O momento é propício para refletirmos sobre a importância do nosso Batismo, ocasião em que recebemos o Espírito Santo. É através do nosso Batismo que somos inseridos na comunidade cristã.
 
A vitória de Jesus, que é também a nossa vitória, começa com a sua ressurreição e se concretiza na ascensão. Viver esta verdade, é vivenciar já aqui na terra, as alegrias do céu, o que não significa ignorar a nossa realidade terrena, afinal, não é olhando para o alto que vamos encontrar Jesus, e sim, olhando para baixo, para as margens do caminho, onde estão os nossos irmãos excluídos da sociedade.
Com a volta de Jesus para o Pai, abriram-se as cortinas de uma nova era, sinalizando os primeiros passos da igreja missionária, a Igreja que vai ao encontro do outro...
Através do testemunho dos primeiros discípulos, o anuncio do Reino espalhou por todo o universo como fagulhas de fogo, incendiando o coração da humanidade, tornando Jesus conhecido em todos os rincões da terra.
Com o Filho de Deus entrando na nossa vida, a história se dividiu em antes e depois Dele, sua presença libertadora, nos tirou da solidão das trevas, replantando em nossos corações a semente do amor!
A todo instante, somos beneficiados pelos frutos da ascensão do Senhor, com a volta de Jesus para o Pai, suas promessas se cumpriram, o Pai nos enviou o Espírito Santo, a força viva que nos revigora, que nos encoraja, que nos torna continuadores da presença atuante de Jesus aqui na terra.
É o Espírito Santo que atualiza as palavras de Jesus, que clareia a nossa mente, que nos faz entender os seus ensinamentos.
 
Diferente da sua morte, a ascensão de Jesus, não foi vista pelos discípulos como uma separação, pelo contrário, foi a partir de então, que eles passaram a sentirem mais forte ainda, a presença de Jesus no meio deles.
O evangelho que a liturgia desta Solenidade, nos convida a refletir, narra o encontro de Jesus Ressuscitado com os discípulos na Galiléia.
Podemos nos perguntar: porque Jesus escolheu a Galiléia para este encontro com os discípulos? Provavelmente, por ter sido ali, o ponto de partida da sua caminhada com os discípulos rumo a Jerusalém. Depois daquele encontro, esses discípulos, convocados por Jesus Ressuscitado, fariam novamente, a mesma caminhada que fizeram com Ele para Jerusalém, com uma diferença: desta vez, eles caminhariam cheios do Espírito Santo que certamente, os faria recordar e entender com clareza, tudo o que Jesus lhes ensinara enquanto caminhavam juntos.
 
Foi na Galiléia que tudo começou, lá, foi o lugar do testemunho, onde muitos, testemunharam as obras que Jesus realizava e passaram a crer Nele! Jesus sabia, que todos os que acreditavam Nele, posteriormente iriam dar testemunho Dele, dar continuidade à sua missão.
É importante termos em mente: Jesus não terminou a sua missão aqui na terra, a missão de Jesus continua conosco, temos a responsabilidade de continuar a sua presença no meio em que vivemos, no cotidiano da nossa vida, fazendo o mesmo que Ele fazia.
Hoje, Jesus marca um encontro com cada um de nós, um encontro, que não será na Galiléia e sim, dentro de nós! É a partir deste encontro, que a nossa vida se transformará, que vamos, assim como os primeiros discípulos, adquirir força, coragem para avançarmos para águas mais profundas, indo ao encontro do outro, do excluído, daquele que ainda não teve a oportunidade de conhecer a verdade que liberta.
“Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.
Se Jesus vai estar conosco na missão, do que precisamos temer?
 
  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: