domingo, 3 de maio de 2020

4º Domingo da Páscoa - O Bom Pastor.


 Eu sou o Bom Pastor – Metodista 1ª Região
1a Leitura - Atos 2,14.36-41
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, 2 14 Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: 36 "Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo".
37 Ao ouvirem essas coisas, ficaram compungidos no íntimo do coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: "Que devemos fazer, irmãos?"
38 Pedro lhes respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus".
40 Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: "Salvai-vos do meio dessa geração perversa!"
41 Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 22/23

O Senhor é o pastor que me conduz;
para as águas repousantes me encaminha.
 
O Senhor é o pastor que me conduz;
não me falta coisa alguma.
Pelos prados e campinas verdejantes
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha
e restaura as minhas forças.
 
Ele me guia no caminho mais seguro,
pela honra do seu nome.
Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,
nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado:
eles me dão a segurança!
 
Felicidade e todo bem hão de seguir-me
por toda a minha vida;
e na casa do Senhor habitarei
pelos tempos infinitos.

2a Leitura - 1 Pedro 2,20-25
Leitura da primeira carta de são Pedro.

Caríssimos, 2 20 Que mérito teria alguém se suportasse pacientemente os açoites por ter praticado o mal? Ao contrário, se é por ter feito o bem que sois maltratados, e se o suportardes pacientemente, isto é coisa agradável aos olhos de Deus.
21 Ora, é para isto que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos.
22 Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca.
23 Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
24 Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados. 25 Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas.
Palavra do Senhor.

Por que Jesus se identifica com o Bom Pastor? | Cléofas


Evangelho - João 10,1-10

Aleluia, aleluia, aleluia. Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus 10 1 "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. 4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. 5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". 6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. 7 Jesus tornou a dizer-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

stamos no  4º Domingo da Páscoa, chamado de  Domingo do Bom Pastor! Dentro desta temática, somos convidados a fazer uma avaliação da nossa caminhada missionária. É confrontando o nosso modo de viver com o que nos diz o evangelho, que vamos ajustando os nossos passos, nos passos de Jesus!      A palavra de Deus que nos é apresentada no evangelho deste Domingo, nos desperta sobre a importância da escuta, da escuta atenta da voz do nosso Pastor!
Como Bom Pastor, Jesus se apresenta como a única porta de entrada para o coração do Pai! Porta esta, que significa acesso, caminho, quem recusa a passar por esta porta que é Jesus, não compactua com as suas propostas. Estes, ficarão de fora, como ovelhas sem pastor, não participarão do Banquete preparado pelo o Pai!
O Pai, no seu infinito amor, nos entregou aos cuidados do Filho, o Bom Pastor, este, por sua vez, nos acolheu com o mesmo amor do Pai, nos colocando acima de sua própria vida!

Ao se colocar como o Bom Pastor, Jesus deixa claro que Ele é um Pastor, totalmente diferente dos que se dizem pastor, mas não tem compromisso com o seu rebanho, não se importam com a vida de suas ovelhas! Ao contrário destes “pastores,” Jesus não quer que nenhuma de suas ovelhas se perca, e, se por ventura, alguma delas desviar do caminho, seduzida por estes falsos pastores, Ele vai à sua procura, não desiste de esperar pelo seu retorno, estará sempre de braços abertos para acolhê-la de volta, pois para Jesus, não existe caminho sem volta e nem ponto final para uma história de amor!
Escutar e colocar em prática os ensinamentos de Jesus é ser uma ovelha fiel ao Bom Pastor! Fiéis ao Bom Pastor, estaremos amparados, protegidos, contra as ciladas preparadas pelo o inimigo, contra os falsos pastores, aqueles que tentam nos seduzir com proposta enganosas, portas largas que a princípio podem nos parecer atrativas, mas que nos levam a morte e não a vida.
A todos nós, que confiamos em Jesus, fica o grande desafio: sermos perseverantes na fé em meio as inverdades do mundo, não deixar que a voz dos falsos pastores, sobreponha a voz do verdadeiro Pastor que é Jesus.
Jesus é a fonte de água viva que sacia nossa sede, a Luz que nos ilumina, o Pão que nos sustenta, o Pastor que nos conduz, mediante a esta oferta de amor, do que mais precisamos para sermos felizes?
Ao doar a vida pelas ovelhas que o Pai lhe confiara, Jesus deu a maior prova de amor pela a humanidade, diante de tão grande prova de amor, perguntemo-nos: O que temos feito da nossa vida que custou a vida de Jesus?
 

Olívia Coutinho

Nenhum comentário: