segunda-feira, 18 de maio de 2020

Liturgia Diária - O Espírito Santo é nosso defensor

 Swjohn's Blog | SIDNEI WALTER JOHN | Página 73
1a Leitura - Atos 16,11-15
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16 11 Embarcamos em Trôade e fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis;
12 e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. 13 No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. 14 Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso.
Palavra do Senhor.

Salmo - 149

O Senhor ama seu povo de verdade.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo
e o seu louvor na assembleia dos fiéis!
Alegre-se Israel em que o fez,
e Sião se rejubile no seu rei!

Com danças glorifiquem o seu nome,
toquem harpa e tambor em sua honra!
Porque, de fato, o Senhor ama seu povo
e coroa com vitória os seus humildes.

Exultem os fiéis por sua glória
e, cantando, se alevantem de seus leitos
com louvores do Senhor em sua boca.
Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho - João 15,26-16,4
Aleluia, aleluia, aleluia.

O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
15 26 Disse Jesus: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio 1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. 3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos” lembreis de que vo-lo anunciei.
Palavra da Salvação.

 Reflexão

O Espírito Santo está presente na Igreja, iluminando-a e protegendo-a das adversidades deste mundo. Ele realiza, na economia sacramental, as figuras da Antiga Aliança, por meio das leituras do Antigo Testamento, revivendo a História do povo de Israel. Notamos que a liturgia da Igreja conserva, como parte integrante e insubstituível, o culto dessa Antiga Aliança, pela Leitura dos textos antigos, como: Êxodo a Páscoa, o Reino e o Templo, o Exílio e o regresso, assim como dos salmos.
Pois é por meio da Antiga Aliança, que nós vamos entender a Nova Aliança. Assim, é com base nesta harmonia dos dois Testamentos  que se articula a catequese pascal do Senhor, para logo se completar com os atos dos Apóstolos e dos Padres da Igreja. Esta catequese desvenda o que estava oculto sob a letra do Antigo Testamento: o mistério de Cristo. 
 
E é o Espírito de verdade que nos ilumina para compreendermos  as figuras do dilúvio, da arca de Noé, tal como a nuvem, a travessia do Mar Vermelho e a água do rochedo, e o maná do deserto que prefigurava a Eucaristia, O VERDADEIRO PÃO DO CÉU. Ler e meditar o Antigo Testamento nos conduz a compreender o Novo Testamento.
É por isso que a Igreja, especialmente por ocasião dos tempos do Advento, da Quaresma e sobretudo na noite da Páscoa, relê e revive todos estes grandes acontecimentos da história da salvação no hoje da sua liturgia. Isso, porém, exige igualmente que a catequese nos ajude a abrir  a nossa inteligência, e a nossa espiritualidade nos preparando para a caminhada. Em outras palavras, a liturgia da Igreja nos conduz a viver o hoje meditando no ontem.
A ação do  Espírito Santo na Santa missa é atuante e plena. É Ele que nos faz estar reunidos em comunhão na fé, para nos fortalecer pela palavra e pela Eucaristia, e logo em seguida na nossa vida real, na nossa vida diária, produzir uma boa   RESPOSTA DA FÉ.
E por resposta da fé, entendemos a prática do que recebemos na comunhão da fé, ou seja, na palavra meditada pela luz do Espírito de Deus durante a Santa Missa. Pois é preciso viver o que ali recebemos, tanto pela palavra como pela convivência, e principalmente pela Eucaristia. Cristo falou conosco, e em seguida veio habitar em nós. Por  tanto, estamos preparados para a missão de levar este mesmo Cristo vivo aos irmãos sedentos de Deus.
 
As leituras do Antigo Testamento na  liturgia cristã não se limita a recordar os acontecimentos que nos salvaram, mais acima de tudo os atualiza. Torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo celebra-se, não se repete; as celebrações é que se repetem. Mas em cada uma delas sobrevém a efusão do Espírito Santo, no momento da consagração. Pois é o Espírito de Deus que atualiza o  mistério da nossa fé.
A finalidade da missão do Espírito Santo em toda a ação litúrgica é pôr-nos em comunhão com Cristo, para formarmos o seu corpo. O Espírito Santo é como que a seiva da Videira do Pai, que dá fruto nos sacramentos.  Na liturgia, realiza-se a mais íntima cooperação do Espírito Santo com a Igreja. Ele, Espírito de comunhão, permanece indefectivelmente na Igreja, e é por isso que a Igreja é o grande sacramento da comunhão divina que reúne os filhos de Deus dispersos. O fruto do Espírito na liturgia é, inseparavelmente, comunhão com a Santíssima Trindade e comunhão fraterna.
A Epiclese é também oração pelo pleno efeito da comunhão da assembleia no mistério de Cristo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo... devem estar sempre conosco e dar frutos, para além da celebração eucarística. Por isso, a Igreja pede ao Pai que envie o Espírito Santo, para que faça da vida dos fiéis uma oferenda viva para Deus pela transformação espiritual à imagem de Cristo, pela preocupação com a unidade da Igreja e pela participação na sua missão, mediante o testemunho e o serviço da caridade.
O Espírito Santo está presente  na vida da Igreja 24 horas por dia. Iluminando-a, protegendo-a e nos dando força para continuar a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.


José Salviano

Nenhum comentário: