domingo, 17 de maio de 2020

6º Domingo da Páscoa - "Se me amais, guardareis os meus mandamentos".

JESUS ENSINANDO OS DISCIPULOS - YouTube
1a Leitura - Atos 8,5-8.14-17
Leitura dos Atos dos apóstolos.

Naqueles dias, 8 5 Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo.
6 A multidão estava atenta ao que Filipe lhe dizia, escutando-o unanimemente e presenciando os prodígios que fazia. 7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam, levantando grandes brados. Igualmente foram curados muitos paralíticos e coxos. 8 Por esse motivo, naquela cidade reinava grande alegria. 14 Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. 15 Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, 16 visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.
Palavra do Senhor.

Salmo - 65/66

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso!

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!
Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

Toda a terra vos adore com respeito
e proclame o louvor de vosso nome!”
Vinde ver todas as obras do Senhor:
seus prodígios estupendos entre os homens!

O mar ele mudou em terra firme,
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!
Ele domina para sempre com poder!

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
Bendito seja o Senhor Deus, que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor
Nem afastou longe de mim o seu amor!

2a Leitura - 1 Pedro 3,15-18
Leitura da primeira carta de são Pedro.

3 15 Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.
16 Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo. 17 Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. 18 Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.
Palavra do Senhor.

Evangelho - João 14,15-21

Aleluia, aleluia, aleluia.
Quem me ama realmente guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 14 15 "Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. 17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós. 19 Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

A todo instante, somos chamados a fazer a diferença no mundo, a dar um sentido novo a nossa existência, testemunhando Jesus no cotidiano da nossa vida. É amando Jesus concretamente, que faremos a diferença no mundo, que mostramos Jesus ao outro! Não tivemos a alegria de conviver fisicamente com Jesus, como tiveram os primeiros discípulos, mas temos a alegria de conviver com Ele, por meio do Espírito Santo! Esta relação de amor, nos transforma, mina as forças do egoísmo que ainda insiste em permanecer em nós. No evangelho que a liturgia deste sexto Domingo da Páscoa, Jesus, preparando seus discípulos para caminharem sem a sua presença física e para que eles não se dispersassem após a sua volta para o Pai, chama-os a vivência do amor, começando pelo o amor à Ele! “Se me amais guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor..." É o amor à Jesus, que nos leva a observância de seus mandamentos e é no cumprimento destes mandamentos, que recebemos o Espírito Santo, a fonte de luz que clareia a nossa mente, que nos possibilita entender as palavras de Jesus guardadas em nosso coração. O mandamento do amor é um resumo de todos os mandamentos, ou seja, quem ama, ama tudo que é de Deus, prática à justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos. O sentido dos mandamentos de Jesus, é destacar a importância do amor na nossa vida, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas de uma condição para que Ele possa estar em nós, e nós Nele.
No texto, Jesus passa para os discípulos e hoje para nós, uma grande consolação: "Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vos vivereis." Ao dizer estas palavras, Jesus assegura aos discípulos, que Ele permaneceria neles, se eles guardassem os seus mandamentos, mas eles só foram entender essas palavras de Jesus, mais tarde, quando revestidos da presença iluminadora do Espírito Santo!
É sob a Luz do Espírito Santo, que vamos entendendo as várias formas que Jesus usa para falar conosco, Jesus nos fala através da palavra, dos acontecimentos, das pessoas, só não entende a sua mensagem, quem não está aberto à Luz do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que nos faz compreender os ensinamentos de Jesus, que nos motiva a participar da construção do seu Reino aqui na terra.
Num coração aberto à ação do Espírito Santo, não existe espaço para tristezas, incertezas, medo, pois este coração é  tomado de amor, onde reina a confiança, a certeza de nunca estar só. O Espírito da verdade, só manifesta em quem ama e coloca em prática os ensinamentos de Jesus! Abramos o nosso coração, à ação do Espírito Santo e sintamos encorajados, fortalecidos para enfrentar os desafios da vida.
 
 
Olívia Coutinho

Nenhum comentário: