sábado, 2 de maio de 2020

Liturgia Diária - Jesus é o pão da vida.


 Irmãs Gracianas - Senhor, a quem iríamos nós? Jo 6, 60-69 - Ir ...
1a Leitura - Atos 9,31-42
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

9 31 A Igreja gozava então de paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Estabelecia-se ela caminhando no temor do Senhor, e a assistência do Espírito Santo a fazia crescer em número.
32 Pedro, que caminhava por toda parte, de cidade em cidade, desceu também aos fiéis que habitavam em Lida.
33 Ali achou um homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia paralítico num leito.
34 Disse-lhe Pedro: “Enéias, Jesus Cristo te cura: levanta-te e faze tua cama”. E levantou-se imediatamente.
35 Viram-no todos os que habitavam em Lida e em Sarona, e converteram-se ao Senhor.
36 Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava.
37 Aconteceu que adoecera naqueles dias e veio a falecer. Depois de a terem lavado, levaram-na para o quarto de cima.
38 Ora, como Lida fica perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro aí se encontrava, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: “Não te demores em vir ter conosco”.
39 Pedro levantou-se imediatamente e foi com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao quarto de cima. Cercavam-no todas as viúvas, chorando e mostrando-lhe as túnicas e os vestidos que Dorcas lhes fazia quando viva.
40 Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
41 Ele a fez levantar-se, estendendo-lhe a mão. Chamando os irmãos e as viúvas, entregou-lha viva.
42 Este fato espalhou-se por toda Jope e muitos creram no Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 115/116B

Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Que poderei retribuir ao Senhor Deus
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do Senhor.

Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.
É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.

Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.

Evangelho - João 6,60-69
Aleluia, aleluia, aleluia.
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 6 60 muitos dos discípulos de Jesus, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”
61 Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza? 62 Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes? 63 O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida. 64. Mas há alguns entre vós que não crêem”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. 65. Ele prosseguiu: “Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”. 66. Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele. 67. Então Jesus perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?” 68. Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Jesus se recusou a fazer milagres todas as vezes em que lhe pediram sinais que provassem a sua divindade. Herodes lhe pediu que fizesse trovejar, na hora da sua morte lhe disseram para se livrar da cruz, e neste Evangelho, os fariseus lhe pedem um sinal depois que ele acabara de multiplicar os pães, e de ter curado uma porção de doentes.
Era mesmo para o irritar. Jesus o tempo todo mostrou que Ele era o Filho de Deus com muitos milagres. E os judeus presenciaram suas proezas a todo instante. Sendo assim, o pedido de mais um sinal, era realmente para deixar Jesus nervoso, com mais uma provocação.
E nós? Será que também já irritamos a Deus com a nossa chatice? Com a nossa fé morna?
Será que nós também já pedimos um sinal de Deus? Será que já colocamos Jesus à prova? Será  que já colocamos Deus à prova?   Costumamos dizer: Se Deus quiser, eu vou conseguir.  Dependendo da ocasião, esta fala pode significar uma dúvida da existência divina, e de sua boa vontade para conosco.      
Jesus é o pão da vida, o alimento da nossa alma. Cuidando do corpo e cuidando da nossa alma, a nossa vida fluirá em abundância, e não nos sentiremos mais fracos, desanimados e depressivos.
Os cuidados com a nossa alma, são os seguintes:
LEITURA e meditação da palavra de Deus, praticar os ensinamentos do Evangelho, assim das sagradas escrituras.
ORAÇÃO concentrada e frequente. Rezar com o corpo e com a alma. Rezar com fé, com devoção, com atenção nas palavras, e acreditando que Deus poderá nos atender, desde que o que lhe pedimos esteja de acordo com a sua vontade.
EUCARISTIA alimentar-se do PÃO DA VIDA para que a nossa alma permaneça forte, sadia, em Deus e com Deus. Para que não tenhamos mais fome e sede de Deus, mas sim, vida plena, completa, VIDA EM ABUNDÂNCIA!
CRER tudo isso vai alimentar e fortalecer a nossa fé. Ter fé é sinal de que você foi chamado por Deus Pai, é sinal de que você veio a Jesus pelo envio do Pai.
“Por que todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não o lançarei fora...
Prezados irmãos. Aquele que coloca toda a sua vida nas mãos de Deus, sabe que Deus existe e que Ele é bom e que quer a nossa salvação, a nossa proteção, a nossa tranquilidade.  Não duvidemos nunca da providência divina, da sua existência, a ponto de fazermos como os fariseus que pediram um sinal, para ver se Jesus era mesmo poderoso, se Ele era mesmo o Filho de Deus conforme havia dito. Ou você acredita, ou não acredita. Não precisa ficar pedindo um milagre a todo instante, para por Deus à prova.
           
Os sinais dos tempos estão aí em nossa volta. O Anti-Cristo anunciado por Jesus já está no meio da sociedade, devorando a juventude em vida.  No mundo de hoje, temos uma grande parcela da população que simplesmente ignora a presença e a existência de Deus, e vive como o diabo gosta, e o pior, está fazendo a cabeça da juventude para fazer o mesmo.

Outra parcela menor da sociedade, está combatendo frontalmente a Deus e a Jesus, seus ensinamentos como os valores morais, e castidade, a existência da família, etc.

Porém, ainda resta uma terceira parcela dessa sociedade decadente, que somos nós, os escolhidos, os que ainda têm fé, os que ainda continuam de pé, aqueles que se permanecerem firmes até o fim serão salvos, como disse Jesus.

Você que está lendo este texto agora, com certeza, pode ser  um deles. Você é um daqueles que não desistiu, que nunca duvidou do poder de Jesus, um daqueles que continua de pé, vivendo a sua fé do jeito que Jesus ensinou. Continue assim. Daí, para melhor. Cultive a fé, a esperança e a caridade. Nunca duvide! Leia! Medite! Reze! Comungue! E seja caridoso(a), mais também preocupe-se em fazer com que os outros sejam como você. Leve a eles a sua fé. Leve a eles a esperança, a caridade, através da sua conduta, da sua fala, e também pelas suas orações. Amém.
 
 
José Salviano.  

Nenhum comentário: