quarta-feira, 24 de julho de 2019

Liturgia Diária – Semeando o Amor.


 Resultado de imagem para Evangelho - Mateus 13,1-9
1a Leitura - Êxodo 16,1-5.9-15
Leitura do livro do Êxodo.
16 1Toda a assembléia dos israelitas partiu de Elim e foi para o deserto de Sin, situado entre Elim e o Sinai. Era o décimo quinto dia do segundo mês após sua saída do Egito.
2Toda a assembléia dos israelitas pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão no deserto.
3Disseram-lhes: "Oxalá tivéssemos sido mortos pela mão do Senhor no Egito, quando nos assentávamos diante das panelas de carne e tínhamos pão em abundância! Vós nos conduzistes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão."
4O Senhor disse a Moisés: "Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. Pô-lo-ei desse modo à prova, para ver se andará ou não segundo minhas ordens.
5No sexto dia, quando prepararem o que tiverem ajuntado haverá o dobro do que recolhem cada dia."
9Moisés disse a Aarão: "Dize a toda a assembléia dos israelitas: 'apresentai-vos diante do Senhor, porque ele ouviu vossas murmurações'".
10 Enquanto Aarão falava a toda a assembléia dos israelitas, olharam para o deserto e eis que apareceu na nuvem a glória do Senhor!
11E o Senhor disse a Moisés:
12"Ouvi as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: 'esta tarde, antes que escureça, comereis carne e, amanhã de manhã, vos fartareis de pão; e sabereis que sou o Senhor, vosso Deus'".
13À tarde, com efeito, subiram codornizes (do horizonte) e cobriram o acampamento; e, no dia seguinte pela manhã, havia uma camada de orvalho em torno de todo o acampamento.
14E, tendo evaporado esse orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, granulosa, miúda como a geada sobre a terra!
15Vendo isso, disseram os filhos de Israel uns aos outros: "Que é isso?", pois não sabiam o que era. Moisés disse-lhes: "Este é o pão que o Senhor vos manda para comer.
Palavra do Senhor.

Salmo - 77/78
O Senhor deu o pão do céu como alimento.

E tentaram o Senhor nos corações,
exigindo alimento à sua gula.
Falavam contra Deus e assim diziam:
"Pode o Senhor servir a mesa no deserto?"

Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,
e as comportas das alturas fez abrir;
fez chover-lhes o maná e alimentou-os,
e lhes deu para comer o pão do céu.

O homem se nutriu do pão dos anjos,
e mandou-lhes alimento em abundância;
fez soprar o vento leste pelos céus
e fez vir, por seu poder, o vento sul.

Fez chover carne para eles como pó,
choveram aves como areia do oceano;
elas caíram sobre os seus acampamentos
e pousaram ao redor de suas tendas.

Evangelho - Mateus 13,1-9
Aleluia, aleluia, aleluia.
A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 1Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago.
2Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem.
3E seus discursos foram uma série de parábolas.
4Disse ele: "Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram.
5Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda.
6Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes.
7Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram.
8Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um.
9Aquele que tem ouvidos, ouça".
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

 Jesus continua sentando-se às margens do mar da nossa vida para nos ensinar a semear a semente da Sua Palavra em todos lugares, de todas as maneiras e em quaisquer situações.  Somos nós os semeadores dos tempos atuais e como o semeador do Evangelho nós somos convidados a sair do nosso comodismo para espargir o amor de Deus que se manifesta através da revelação da Sua Palavra e dos Seus ensinamentos. A primeira lição que aprendemos é a de que não devemos escolher o terreno para fazer o plantio, mas aproveitar todas as oportunidades, mesmo que a terra seja, aparentemente, árida, cheia de pedra e de espinhos. Nós semeamos o amor de Deus e os ensinamentos de Jesus quando testemunhamos com a nossa vida as grandes e pequenas transformações, os pequenos e grandes milagres que aconteceram em nós, por força da Sua Palavra. Jesus nos adverte que nem sempre a semente do nosso testemunho irá germinar, florescer e dar frutos. Por isso, não podemos desistir quando encontrarmos gente de coração duro, fechado, incrédulo, questionador, desconfiado e sem esperança. Somos convocados (as) a semear com alegria a palavra de Deus em todos os terrenos. Não podemos nos limitar apenas ao terreno que achamos ser “bom”, pois, o semeador saiu para semear em todo terreno e a semente prosperou naquele que foi o melhor. Não queiramos, pois, escolher o terreno, a nossa parte é semear, e o Senhor fará a Sua obra acontecer dentro dos corações. Outra grande lição que aprendemos é a de que precisamos ter em mãos a semente para poder semear. Sair para semear sem levar a semente, não dá! A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, o próprio Jesus que veio a nós para nos formar e nos conduzir aqui na terra. Portanto, Ela faz parte da nossa vida e precisa estar em nossas mãos e no nosso coração. A semeadura acontece ao longo da nossa existência, por onde passamos, onde vivemos e com quem convivemos, para isso precisamos ter segurança no que falamos e no que pregamos. A Palavra de Deus é a verdade e ninguém pode nos desmentir quando estamos firmados (as) nos Seus oráculos. – Você se considera um (a) semeador (a) da Palavra de Deus?  – Você tem escolhido terreno pra lançar a semente? – Você tem intimidade com a Palavra de Deus? – Ela se expressa nas suas atitudes, no seu testemunho? – Você desanima quando não consegue “convencer” as pessoas?




Helena Serpa 

Nenhum comentário: