domingo, 7 de julho de 2019

14º Domingo do Tempo Comum - Eis que vos envio como cordeiros entre lobos".


 
 Resultado de imagem para jesus envia os doze
1a Leitura - Isaías 66,10-14
Leitura do livro do profeta Isaías.
66 10Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria, vós todos que estais de luto,
11a fim de vos amamentar à saciedade em seu seio que consola, a fim de que sugueis com delícias seus peitos generosos.
12Pois eis o que diz o Senhor: "vou fazer a paz correr para ela como um rio, e como uma torrente transbordante a opulência das nações. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço.
13Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém.
14Com essa visão vossos corações pulsarão de alegria, e vossos membros se fortalecerão como plantas. O Senhor manifestará a seus servos seu poder, e aos seus inimigos sua cólera”.
Palavra do Senhor.

Salmo - 65/66
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!
Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras!

Toda a terra vos adore com respeito
e proclame o louvor de vosso nome!"
Vinde ver todas as obras do Senhor:
seus prodígios estupendos entre os homens!

O mar ele mudou em terra firme,
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!
Ele dormia para sempre com poder!

Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor
nem afastou longe de mim o seu amor!

2a Leitura - Gálatas 6,14-18
Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas.
6 14Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
15Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura.
16A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus.
17De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus.
18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém.

Evangelho - Lucas 10,1-12.17-20 ou 1-9
Aleluia, aleluia, aleluia.
A paz de Cristo reine em vossos corações; ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15s).

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 10 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.
2Disse-lhes: "Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.
5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: 'Paz a esta casa!'
6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.
7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.
9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus está próximo'.
10Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei:
11'Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo'.
12Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma".
17Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: "Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!"
18Jesus disse-lhes: "Vi Satanás cair do céu como um raio.
19Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo.
20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus".
Palavra da salvação.

Reflexão

Deus quer salvar o humano contando com o próprio humano, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. 
Quando nos colocamos à  disposição de Deus como servos, Ele vai nos moldando de acordo  com as nossas aptidões  e quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio do mundo, realizando algo que jamais imaginávamos sermos  capazes de realizar. 
Ser um enviado do Senhor, não significa ser o melhor, aquele que sabe mais, não é nada disso, um enviado do Senhor, é apenas um servo obediente, ele tem consciência de que a obra que ele realiza, não é dele, é de Deus, é Deus quem o capacita.
O evangelho que a liturgia deste Domingo, nos convida a refletir, começa dizendo que Jesus enviou mais setenta e dois discípulos para irem à sua frente, à  toda cidade e lugar onde Ele deveria ir.
Em momento algum, Jesus iludiu os seus enviados, prometendo-lhe facilidades na missão, pelo o contrário, Jesus  compara o desafio da missão, com a metáfora: “ser cordeiro no meio dos lobos”! Nós também, que somos os enviados  de hoje, precisamos nos conscientizar de que a nossa missão será árdua, mas compensadora,  já que  os frutos, serão abundantes,  muitos, através do anuncio e do nosso testemunho, poderão  reencontrar o caminho da vida!
Antes do envio, Jesus passa para os discípulos instruções fundamentais  para o êxito da missão. Quando Ele  recomenda-os, para irem de dois a dois, Jesus  quer dizer que a missão, deveria ser realizada no espírito comunitário, dois a dois, representa uma comunidade, além de aumentar a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento, um, estará sempre animando o outro.
Ao recomendar, para que eles não levassem bolsa, nem sacola, nem sandálias, Jesus lembra-os da importância do despojamento, o discípulo, deve estar desapegado de tudo, só assim, ele estará  livre para o serviço.
“Não cumprimenteis ninguém pelo caminho.” Essa recomendação de Jesus, alerta o discípulo sobre o perigo dele  sair do foco, parar com alguém, poderia desviar sua  atenção e até desviá-lo do caminho
“Não passeis de casa em casa...” Com essas palavras, Jesus ressalta a não, necessidade de evangelizar em todas as casas, o importante, seria evangelizar bem uma família, pois uma família bem evangelizada, com certeza  evangelizará outras famílias com o seu testemunho de vida, aumentando assim, os trabalhadores da messe!
Todas as orientações de Jesus deixa o discípulo numa situação de total dependência de Deus!  Para levar em frente a sua missão, ele precisa experimentar a pobreza material, um esvaziamento de si mesmo.
É na dependência de Deus, que o discípulo  torna forte, afinal, é Deus quem age Nele.
A parte final do evangelho vv17-21 fala do retorno dos discípulos. Contentes, eles descrevem a missão, realizada com sucesso.
Através destes discípulos, fortalecidos em Jesus, a história de dominação começa a  se transformar em história de libertação: o  poder do mal sendo  aniquilado pela  a força do bem. Mas Jesus,  contém a euforia de seus primeiros colaboradores, evitando assim,  que a vaidade entrasse   neles: “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.”
Tudo o que realizamos em favor do Reino, não realizamos por nós mesmos, e sim, pela graça de Deus.  Essa conscientização,  nos ajuda a  não atribuir para  nós mesmos, o sucesso da missão que realizamos.  
A alegria maior de quem realiza uma  missão, deve ser pelo o reconhecimento da ação de Deus nele.
A todo instante, Jesus nos envia em missão, as mesmas instruções que Ele passou para os seus primeiros enviados, valem também para nós! Todos nós, sem distinção, somos chamados a construir um mundo melhor, a obra do Senhor é gigantesca, o campo de trabalho é vasto, há função para todos.
Sejamos, pois, mais um trabalhador na messe do Senhor, a se ajuntar a tantos outros.
 
 

  Olivia Coutinho

Nenhum comentário: