sábado, 13 de julho de 2019

Liturgia Diária - – Negamos Jesus diante dos homens com as nossas contradições de vida.


 Imagem relacionada
1a Leitura - Gênesis 49,29-32; 50,15-26
Leitura do livro do Gênesis.
Naqueles dias, 49 29Jacó fez esta recomendação aos seus filhos: "Eis que vou ser reunido aos meus. Enterrai-me junto de meus pais na caverna da terra de Efrom, o hiteu,
30na caverna da terra de Macpela, defronte de Mambré, na terra de Canaã, essa caverna que Abraão havia comprado a Efrom, o hiteu, ao mesmo tempo que a terra, para ter a propriedade de uma sepultura.
31Foi aí que enterraram Abraão e Sara, sua mulher; foi aí que enterraram Isaac e Rebeca, sua mulher; e foi aí que enterrei Lia".
32(Essa propriedade, bem como a caverna que nela se encontra, foram compradas aos filhos de Het.)
50 15Os irmãos de José, vendo que seu pai morrera, disseram entre si: "Será que José nos tomará em aversão e irá vingar-se de todo o mal que lhe fizemos?"
16Mandaram, pois, dizer-lhe: "Antes de morrer, teu pai recomendou-nos
17que te pedíssemos perdão do crime que teus irmãos cometeram, de seu pecado, de todo o mal que te fizeram. Perdoa, pois, agora esse crime àqueles que servem o Deus de teu pai". Ouvindo isso, José chorou.
18Seus irmãos vieram jogar-se aos seus pés, dizendo: "Somos teus escravos!"
19José disse-lhes: "Não temais: posso eu pôr-me no lugar de Deus?
20Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo.
21Não temais, pois: eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos". Estas palavras, que lhes foram direito ao coração, reconfortaram-nos.
22José habitou no Egito, e também a família de seu pai. Viveu cento e dez anos.
23Viu os descendentes de Efraim até a terceira geração. Igualmente, os filhos de Maquir, filho de Manassés, vieram à luz sobre os joelhos de José.
24José disse a seus irmãos: "Vou morrer; mas Deus vos visitará seguramente e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, Isaac e a Jacó".
25E José fez que os filhos de Israel jurassem: "Quando Deus vos visitar, disse ele, levareis daqui os meus ossos".
26José morreu com a idade de cento e dez anos. Foi embalsamado e depositado num sarcófago no Egito.
Palavra do Senhor.

Salmo - 104/105
Humildes, procurai o Senhor Deus,
e o vosso coração reviverá.

Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho - Mateus 10,24-33
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 24"O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.
25Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!
26Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.
27O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.
28Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
29Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.
30Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
31Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.
32Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus".
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Jesus se declarou vencedor mesmo quando ainda estava sendo perseguido, pois confiava no Pai. Assim sendo, Ele é para nós o maior sinal de esperança e nos ensina a enfrentar os desafios da nossa caminhada e nos aconselha a que fiquemos atentos para que não queiramos ser mais privilegiados do que Ele mesmo o foi. Então Ele diz para nós: “Para o discípulo, basta ser como o mestre”. Tendo Jesus como nosso Mestre, nós aprendemos com Ele a exercitar a paciência, confiantes de que Deus conhece todas as coisas e nos revelará os Seus planos contra tudo o que pode nos afastar Dele mesmo. O nosso pecado, nosso medo, nossa iniquidade são todos conhecidos por Deus, por isso, é Dele que nós dependemos. Porque conhece o nosso interior, somente Ele pode nos julgar. Por isso é que Jesus fala que até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados. Não podemos fugir de Deus por mais que tentemos. Ao contrário, confiando na Sua misericórdia devemos cada vez mais nos expor a Ele, nos abrir, nos revelar e dar testemunho Dele diante dos homens.   Jesus também nos leva a refletir a nossa sinceridade em relação ao testemunho que damos no mundo da Sua presença na nossa vida. Muitas vezes nós negamos Jesus diante dos homens com as nossas contradições de vida e com o nosso contratestemunho que escandaliza o próximo. Precisamos, pois, perceber que, se assim for, ai de nós, seremos também negados diante do Pai que está nos céus. - O seu testemunho é coerente com o que Jesus prega no Evangelho? - Você tem consciência de que Deus vê tudo o que faz, conhece o que você pensa e escuta o que você fala? - Diante dos homens você tem negado Jesus ou tem se declarado a seu favor? - Na hora da tribulação você se revolta achando que não merece aquela provação?  
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: