sábado, 20 de julho de 2019

Liturgia Diária – As perseguições são para nós sinais de que estamos fazendo a vontade do Pai,


 Resultado de imagem para Mateus 12,14-21
1a Leitura - Êxodo 12,37-42
Leitura do livro do Êxodo.
12 37Os israelitas partiram de Ramsés para Socot, em número de seiscentos mil homens, aproximadamente, sem contar os meninos.
38Além disso, acompanhava-os uma numerosa multidão, bem como rebanhos consideráveis de ovelhas e de bois. 39Cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, pois esta não se tinha fermentado, porque tinham sido lançados fora do país e não puderam deter-se nem fazer provisões. 40A permanência dos israelitas no Egito durara quatrocentos e trinta anos. 41Exatamente no fim desses quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito: 42Foi uma noite de vigília para o Senhor, a fim de tirá-los do Egito: essa mesma noite é uma vigília a ser celebrada de geração em geração por todos os israelitas, em honra do Senhor.
Palavra do Senhor.

Salmo - 135/136
Eterna é sua misericórdia.

Demos graças ao Senhor, por que ele é bom:
porque eterno é seu amor!
De nós, seu povo humilhado, recordou-se:
porque eterno é seu amor!
De nossos inimigos libertou-nos:
porque eterno é seu amor!

Ele feriu os primogênitos do Egito
porque eterno é seu amor!
E tirou do meio deles Israel:
porque eterno é seu amor!
Com mão forte e com braço estendido:
porque eterno é seu amor!

Ele cortou o mar Vermelho em duas partes:
porque eterno é o seu amor!
Fez passar no meio dele Israel:
porque eterno é o seu amor!
E afogou o faraó com suas tropas:
porque eterno é seu amor!

Evangelho - Mateus 12,14-21
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 14Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de matar Jesus.
15Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16Proibia-lhes formalmente falar disso, 17para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18"Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Naquele tempo, o próprio Jesus reconhecia os acontecimentos que lhe eram desfavoráveis como provas de que a vontade de Deus estava se realizando.  Até o fato de ser perseguido e de ser objeto da ira dos fariseus que não entendiam as manifestações dos Seus milagres e prodígios no meio das multidões, dava-lhe o entendimento de que tudo caminhava assim como fora anunciado pelos profetas. Todo o Antigo Testamento é um prenúncio da missão de Jesus Cristo, Redentor dos homens. Ele é a figura central de toda a Sagrada Escritura e Nele as profecias se cumpriram.  Por isso, Jesus sempre se reportava às Escrituras e falava dele mesmo dizendo: “Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças”. Jesus tinha plena consciência de que seria rejeitado pelos homens e teria que passar pelo sofrimento por causa dos seus pecados. Porém, Ele esclarecia, denunciava e anunciava o reino de amor revelando ao mundo a Face de Deus Pai. Assim também precisamos entender a perseguição e a humilhação que possamos sofrer no seguimento de Cristo. Os sofrimentos e as perseguições são para nós sinais de que estamos fazendo a vontade do Pai. Por isso, não precisamos reagir nem tampouco nos ofender e discutir. Muito pelo contrário, devemos colocar a nossa esperança e cultivar o ardor, o zelo e o entusiasmo, porque estamos sendo soldados de Cristo. Mesmo injustiçado Jesus não desistia de prosseguir o Seu caminho para conquistar a salvação da humanidade. – E você como tem enfrentado as dificuldades de ser um cristão autêntico? – Você costuma discutir com as pessoas que ainda não conhecem o caminho, a verdade e a vida? – Em quem você tem colocado a sua esperança?



Helena Serpa

Nenhum comentário: