§1257 – O Senhor mesmo afirma que o Batismo é
necessário para a salvação. Também ordenou a seus discípulos que
anunciassem o Evangelho e batizassem todas as nações. O Batismo é
necessário, para a salvação, para aqueles aos quais o Evangelho foi
anunciado e que tiveram a possibilidade de pedir este sacramento. A
Igreja não conhece outro meio senão o Batismo para garantir a entrada na
bem-aventurança eterna; é por isso que cuida de não negligenciar a
missão que recebeu do Senhor, de fazer “renascer da água e do Espírito”
todos aqueles que podem ser batizados. Deus ligou a salvação ao
sacramento do Batismo, mas ele mesmo não está ligado aos seus
sacramentos.
§1258 – Desde sempre, a Igreja mantém a firme
convicção de que as pessoas que morrem em razão da fé, sem terem
recebido o Batismo, são batizadas pela sua morte por e com Cristo. Este
Batismo de sangue, como o desejo do Batismo, acarreta os frutos do
Batismo, sem ser sacramento.
§1259 – Para os catecúmenos que morrem antes de seu
Batismo, seu desejo explícito de recebê-lo, juntamente com o
arrependimento dos seus pecados e com a caridade, garante-lhes a
salvação que não puderam receber pelo sacramento.
§1260 –
“Sendo que Cristo morreu por todos, e que a vocação última do homem é
realmente uma só, a saber, divina, devemos sustentar que o Espírito
Santo oferece a todos, sob forma que só Deus conhece, a possibilidade de
se associarem ao Mistério Pascal”. Todo homem que, desconhecendo o
Evangelho de Cristo e a sua Igreja, procura a verdade e pratica a
vontade de Deus segundo o seu conhecimento dela, procura a verdade e
procura a vontade de Deus segundo o seu conhecimento dela, pode ser
salvo. Pode-se supor que tais pessoas teriam desejado explicitamente o
batismo se tivessem tido conhecimento da necessidade dele.
§1261 – Quanto às crianças mortas sem Batismo, a
Igreja só pode confiá-las à misericórdia de Deus, como faz no rito das
exéquias por elas. Com efeito, a grande misericórdia de Deus, que quer a
salvação de todos os homens, e a ternura de Jesus para com as crianças,
o levaram a dizer: “Deixai as crianças virem a mim, não as impeçais”
(Mc 10,14), nos permitem esperar que haja um caminho de salvação para as
crianças mortas sem Batismo. Eis por que é tão premente o apelo da
Igreja de não impedir às crianças de virem a Cristo pelo dom do santo
Batismo.
Prof. Felipe Aquino
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