domingo, 14 de julho de 2019

15º Domingo do Tempo Comum - "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração..."


 Imagem relacionada
1a Leitura - Deuteronômio 30,10-14
Leitura do livro do Deuteronômio
30 10Moisés assim falou ao povo: obedeça à voz do Senhor, teu Deus, observando seus mandamentos e seus preceitos escritos neste livro da lei, e volte para o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.
11O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de teu alcance.
12Ele não está nos céus, para que digas: quem subirá ao céu para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos?
13Não está tampouco do outro lado do mar, para que digas: quem atravessará o mar para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos?
14Mas essa palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração: e tu a podes cumprir.
Palavra do Senhor.

Salmo - 68/69
Humildes, buscai a Deus e alegrai-vos:
o vosso coração reviverá!

Por isso elevo para vós minha oração
Neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me e pelo vosso imenso amor,
Pela vossa salvação que nunca falha!
Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça,
Ponde os olhos sobre mim com grande amor!

Pobre de mim, sou infeliz e sofredor!
Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!
Cantando, eu louvarei o vosso nome
E, agradecido, exultarei de alegria!

Humildes, vede isto e alegrai-vos:
O vosso coração reviverá
Se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres
E não despreza o clamor de seus cativos.

Sim, Deus viera e salvará Jerusalém,
Reconstruindo as cidades de Judá.
A descendência de seus servos há de herdá-las,
E os que amam o santo nome do Senhor
Dentro delas fixarão sua morada!

2a Leitura - Colossenses 1,15-20
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 15Cristo é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.
16Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.
18Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.
19Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude
20e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 10,25-37
Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis bem que são de eterna vida! (Jo 6,63.68)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 25Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: "Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?"
26Disse-lhe Jesus: "Que está escrito na lei? Como é que lês?"
27Respondeu ele: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento; e a teu próximo como a ti mesmo".
28Falou-lhe Jesus: "Respondeste bem; faze isto e viverás".
29Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo?"
30Jesus então contou: "Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.
31Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.
32Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.
33Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.
34Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.
35No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: 'Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei'.
36Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?"
37Respondeu o doutor: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai, e faze tu o mesmo".
Palavra da Salvação.

Reflexão
 
Vivemos num mundo onde tudo gira em torno das coisas materiais, com isso, muitos, vamos perdendo o senso do amor, do valor da fé, da família... Voltados para os próprios interesses,  esses, não enxergam as necessidades dos irmãos, daqueles  que estão esquecidos às margens do caminho, ignorados por uma sociedade materialista que ignora o ser e  que tem como parâmetro o ter. Uma sociedade fixada na ideia da competitividade, que tenta nos desvirtuar dos bens eternos.
Em meio a tantos adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer algo novo, uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, valoriza  o “ser!”
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, um mestre da lei, aproxima-se de Jesus e o interroga, não, para obter algum aprendizado, mas na intensão de colocar Jesus em dificuldade: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus responde com outra pergunta: “O que está escrito na lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda tua alma, com toda sua força e a teu próximo como a ti  mesmo.” Jesus completou: “ Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente.” “Faze isso e viverás.” Não satisfeito, o mestre da lei, o interroga novamente: “E quem é o meu próximo?” Jesus sabia qual era a sua  intenção, mas mesmo assim, responde mais esta pergunta de fundo maldoso, desta vez, contando uma parábola conhecida como a parábola do Bom Samaritano.
Com esta parábola, Jesus não só desmascara o mestre da lei, que se mostrava conhecedor da palavra de Deus, mas não a colocava em prática, como também nos adverte, quanto ao perigo de ficarmos somente no conhecimento da palavra de Deus e não coloca-la na nossa vida!
Ao contrário do sacerdote e do levita, que passaram por um homem ferido, caído à beira do caminho e não o socorreu em obediência a uma lei que não lhes permitia tocar em pessoas que estava sangrando, para não se tornar impuro, um samaritano o socorreu. O homem ferido, vítima de um assalto, era um judeu, e como sabemos, judeus e samaritanos eram inimigos declarados, mas isso, não  impediu que o samaritano o socorresse. O amor deste samaritano, falou mais alto do que as divergências que havia entre eles, ele não considerou a nacionalidade daquele que precisava de ajuda, ele viu  um “ser humano” caído no chão, necessitando de ajuda e o socorreu! Quem ama desta forma, ama com o coração de Jesus, é capaz de abraçar  com este amor, até mesmo um inimigo. É este, o amor desejado por Deus, o amor que Ele quer que todos nós cultivemos no coração, um amor que supere toda e qualquer divergência, que não fique somente no sentimento de pena, na intenção, e sim, um amor  que seja transformado em ação!
Na parábola, o samaritano, que não tinha o conhecimento das leis, deu um grande testemunho de amor ao próximo ao socorrer um homem considerado inimigo do seu povo, enquanto que o sacerdote e o levita, ficaram presos na lei, criada pelos os próprios  judeus, desconsiderando assim, a lei maior, que é a lei do amor!
Não somos verdadeiros, quando dizemos que amamos a Deus, mas não temos atitudes de amor para com o próximo, como o sacerdote e o levita da parábola, pois é o nosso amor ao próximo, que confirma o nosso amor a Deus!
Fala-se muito sobre o amor ao próximo, mas vive-se pouco este amor!
Jesus está sempre nos apontando o caminho que devemos percorrer, para que possamos chegar ao coração do Pai, que é o caminho do amor, um caminho, que às vezes, pode nos parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminhos!
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus, sem a vivência do amor, pois Deus é amor, Ele nunca se separa de nós, apesar das nossas ingratidões, é  a falta de amor que nos separa de Deus! Daí, a insistência de Jesus  em querer que todos nós vivamos no amor!
O amor gera vida, nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, nos possibilitando viver a nossa humanidade de forma divina!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, o amor nunca entra em decadência.
A nossa identidade, o que nos distingue como seguidores de Jesus é a nossa vivencia no amor!
 
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: