domingo, 21 de julho de 2019

16º Domingo do Tempo Comum - "Porém, só uma coisa é necessária!"


 
 Resultado de imagem para jesus na casa de marta
1a Leitura - Gênesis 18,1-10
Leitura do livro do Gênesis.
18 1O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia.
2Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra.
3"Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo.
4Vou buscar um pouco de água para vos lavar os pés.
5Descansai um pouco sob esta árvore. Eu vos trarei um pouco de pão, e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho; porque é para isso que passastes perto de vosso servo." Eles responderam: "Faze como disseste."
6Abraão foi depressa à tenda de Sara: "Depressa, disse ele, amassa três medidas de farinha e coze pães."
7Correu em seguida ao rebanho, escolheu um novilho tenro e bom, e deu-o a um criado que o preparou logo.
8Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam.
9E disseram-lhe: "Onde está Sara, tua mulher?" "Ela está na tenda", respondeu ele.
10E ele disse-lhe: "Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho." Ora, Sara ouvia por detrás, à entrada da tenda.
Palavra do Senhor.

Salmo - 14/15
Senhor, quem morará em vossa casa?

É aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.

Que em nada prejudica o seu irmão
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.

Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!

2a Leitura - Colossenses 1,24-28
Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses.
1 24Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja.
25Dela fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus,
26mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos.
27A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória!
28A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 10,38-42
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 38Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
39Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude". 41Respondeu-lhe o Senhor: "Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Essa nossa vida corrida, tem  nos roubado  de Deus, da família, dos amigos e até de nós mesmos! Nossa preocupação em fazer isso, fazer aquilo, nos impede de ser, de ser amigo, ser pai, mãe, filho, de ser ouvinte da palavra de Deus, continuadores da presença de Jesus no meio em que vivemos.
O evangelho que a liturgia de hoje  nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre a importância de dedicarmos tempo para a escuta  da palavra de Deus, de  desacelerarmos um pouco da nossa correria do dia a dia, para reavermos os valores  que estamos deixando de lado.
A narrativa nos coloca em Betânia, na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria, duas irmãs, que se alegram ao receber na sua casa o grande amigo Jesus.  As duas querem acolher bem Jesus, cada uma a seu modo: Maria faz opção pela a escuta atenta da sua palavra, enquanto que Marta se ocupa com os afazeres, talvez, querendo oferecer um melhor agrado ao amigo..,
O texto nos diz que Maria sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza uma postura de discípulo, de alguém que quer aprender com o Mestre. Aquele momento para ela, certamente, era um momento único, por isto, ela queria vivê-lo intensamente, afinal, não era todo dia, que ela recebia uma visita tão importante como a visita do amigo Jesus!
Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura diante de Jesus, que é a postura da escuta.
Em Marta, embora muito agitada com os afazeres, temos o exemplo de dedicação em servir, o que é também muito importante. Marta, certamente como Maria, desejava ouvir Jesus, só que a sua preocupação exagerada com os afazeres foi maior, privando-a de desfrutar das maravilhas que a visita de Jesus poderia lhe proporcionar. 
Talvez, a falha de Marta, não tenha sido na sua dedicação ao serviço, mas em querer desempenhá-lo sem antes tirar um tempo para ouvir Jesus! Quando ela reclama da irmã com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, procura acalma-la: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Com estas palavras, Jesus não só corrige Marta, como também nos alerta sobre a importância de priorizarmos as coisas de Deus.
A intenção de Marta era boa, afinal, ela queria servir bem a Jesus, mas o próprio Jesus já havia dito: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir.” Mc 10,45.
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantos afazeres, paremos um pouco para ouvir Jesus, o tempo que gastamos para ouvi-lo, com certeza, ganharemos lá na frente.
A todo instante, Jesus fala conosco, Ele nos fala através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas, se não tirarmos tempo para ouvi-Lo, o nosso "fazer" não será produtivo, só irá nos cansar. 
Hoje, Jesus continua a nos dizer: "Só uma coisa é necessária..." No momento em que Jesus nos fala, só uma coisa é necessária: ouvi-Lo! Ouvindo Jesus, deixando-nos orientar pelos os seus ensinamentos, teremos êxito em tudo que fizermos!
O nosso envolvimento com Jesus, começa pela a escuta da sua palavra, é a partir desta escuta, que vamos aprendendo a servir melhor a Deus, a viver como Jesus viveu... 
A eficácia de todos os nossos feitos, está, em nos deixar orientar pelos os ensinamentos de Jesus. 
O amor, a busca pela a santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista em meio às nossas ocupações diárias.
 
 

Olivia Coutinho

Nenhum comentário: