sábado, 20 de abril de 2019

Sábado Santo da Páscoa - O sinal do sepulcro vazio.

 Resultado de imagem para Lucas 24,1-12
1a Leitura - Gênesis 1,1.26-31 (versão breve)
Leitura do livro do Gênesis.
1 1 No princípio, Deus criou os céus e a terra.
26 Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." 27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28 Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." 29 Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. 31 Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom.
Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.
Palavra do Senhor.

Salmo - 103/104
Enviai o vosso Espírito, Senhor,
e da terra toda a face renovai.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
De majestade e esplendor vos revestir
e de luz vos envolveis como num manto.

A terra vós firmastes em suas bases,
ficará firme pelos séculos sem fim;
os mares a cobriam como um manto,
e as águas envolviam as montanhas.

Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes
que passam serpeando entre as montanhas;
às suas margens vêm morar os passarinhos,
entre os ramos eles erguem o seu canto.

De vossa casa as montanhas irrigais,
com vossos frutos saciais a terra inteira;
fazeis crescer os verdes pastos para o gado
e as plantas que são úteis para o homem.

Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras,
e que sabedoria em todas elas!
Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

2a Leitura - Romanos 6,3-11
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
Irmãos, 6 3 ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. 5 Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição. 6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 7 (Pois quem morreu, libertado está do pecado.) 8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele, 9 pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte terá mais domínio sobre ele. 10 Morto, ele o foi uma vez por todas pelo pecado; porém, está vivo, continua vivo para Deus! 11 Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado, porém vivos para Deus, em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

Evangelho - Lucas 24,1-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
24 1 No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado.
2 Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. 3 Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4 Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. 5 Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?” 6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galiléia: 7 “O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia”. 8 Então elas se lembraram das palavras de Jesus. 9 Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais. 10 Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa. 11 Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito. 12 Contudo, Pedro correu ao sepulcro; inclinando-se para olhar, viu só os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado do que acontecera.
Palavra da Salvação.

Reflexão 

A atitude daquelas mulheres que foram bem cedo ao túmulo de Jesus levando bálsamo para perfumar o sepulcro, foi uma expressão de amor e ao mesmo tempo uma demonstração da nossa incapacidade humana de “entender” os planos de Deus para a nossa vida. Diante da surpresa por não encontrarem o corpo do Senhor, elas ficaram sem saber o que estaria acontecendo e não lembraram do que Jesus já lhes havia assegurado quando ainda estava junto deles, na Galiléia. Assim sendo, mesmo diante do fato de encontrarem a pedra do túmulo removida e o sepulcro vazio elas continuaram olhando para o chão, isto é, para as impossibilidades, e, por isso, ficaram sem saber o nem entender as aparências. Não perceberam que a vida nova que Jesus nos havia prometido já estava evidente no sinal do sepulcro vazio. 
Quando olhamos apenas para a dificuldade em si, ou quando limitamos o nosso olhar ao que conseguimos enxergar com nossos olhos físicos nós também nos confundimos e corremos o risco de não sermos fiéis aos projetos de Deus para nossa vida. Olhar para o alto na hora em que não estamos entendendo nada dos acontecimentos é a primeira condição para que possamos apreender o que Deus está realizando em nós, assim como também, o que Ele quer fazer por meio de nós.  Olhar para o alto significa buscar o que Deus tem a nos dizer, relembrar as Suas promessas, cultivar a esperança por causa da sua Palavra e, assim, nunca esmorecer. 
As evidências eram muito claras: a pedra do túmulo fora removida e elas não encontraram o corpo de Jesus; além do mais o próprio Jesus já havia lhes garantido: “O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia”. Pois bem, Jesus já dera toda a ficha e aquele já era o terceiro dia que Ele morrera. Muitas vezes o Senhor já nos está dando uma solução para os nossos percalços, já nos dá sinais claros de que o dia já raiou, mas nós continuamos procurando entre os mortos e na escuridão, aquele que está vivo.  A nossa experiência de salvação acontece, justamente, na hora em que deixamos de olhar para a nossa limitação e buscamos o olhar de Jesus ressuscitado. 
Assim fazendo iremos cumprir com o mandato do Senhor e anunciamos a nossa experiência. E então, mesmo que nos considerem “desvairados (as)” e que não acreditem, nós estaremos contribuindo para que, um dia, todos também fiquem admirados (as) pelos grandes feitos do Senhor. – Para onde você tem voltado o seu olhar na hora dos acontecimentos não muito bons? – Você consegue se apoiar na Palavra que Jesus lhe deixou escrita? – Você acha que os ensinamentos de Jesus só valiam para os Seus apóstolos e algumas mulheres daquele tempo? – Onde você tem procurado Jesus Cristo? – Você já O encontrou, ressuscitado e atuante? 




Helena Serpa

Nenhum comentário: