terça-feira, 9 de abril de 2019

Liturgia Diária – O mundo não entende Jesus.

Resultado de imagem para João 8,21-30

1a Leitura - Números 21,4-9
Leitura do livro dos Números.
21 4 Partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. 5 Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento.” 6 Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. 7 O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, 8 e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” 9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.
Palavra do Senhor.
 
Salmo - 101/102
Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor.

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração,
e chegue até vós o meu clamor!
De mim não oculteis a vossa face
no dia em que estou angustiado!
Inclinai o vosso ouvido para mim,
ao invocar-vos, atendei-me sem demora!

As nações respeitarão o vosso nome,
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos
e não desprezará a sua prece.

Para as futuras gerações se escreva isto,
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas,
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar
e da morte libertar os condenados.

Evangelho - João 8,21-30
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

8 21 Jesus disse aos judeus fariseus: “Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22 Perguntavam os judeus: “Será que ele se vai matar, pois diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23 Ele lhes disse: “Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24 Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado”. 25 “Quem és tu?”, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: “Exatamente o que eu vos declaro. 26 Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo”. 27 Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai. 28 Jesus então lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou. 29 Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado”. 30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo... se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Jesus usou palavras duras ao se dirigir aos fariseus que não compreendiam nem aceitavam a Salvação que Ele viera oferecer.   Essas palavras ainda hoje repercutem na vida de todos aqueles que, assim como os fariseus, ainda hoje não entendem nada do que Jesus falou, pois aquilo que Ele proclamou não combina com as coisas de seu interesse.  Morrer no pecado é desconhecer e rejeitar a salvação de Jesus. O modo de pensar de Jesus era e é muito diferente de tudo o que o mundo costuma pregar como verdade. Jesus nos ensina a viver no mundo olhando para o alto e acreditando que Ele é O enviado do Pai, a fim de que não morramos no pecado. Só quem nos pode tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, Aquele que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia. Nós também não somos deste mundo, mas, podemos viver neste mundo com a mentalidade do alto como Jesus vivia. O primeiro passo é a Fé. Fé em Jesus Cristo que já foi elevado, que já ressuscitou e já nos deu vida nova, vida em abundância. Hoje também há muitos que precisam de provas para manter a fé e perdem tempo na incredulidade esperando que algo mais aconteça e, por isso, não assumem o senhorio de Jesus, o Verdadeiro Salvador da humanidade. – E você, se considera pertencente ao mundo, ou cidadão do céu? – Você acredita que Jesus tem poder para conduzi-lo (a) ao céu? – Você já tem parado para refletir que um dia também terá que enfrentar a morte? – O que mais você espera acontecer para assumir a mentalidade do alto?



 
Helena Serpa 

Nenhum comentário: