sexta-feira, 12 de abril de 2019

Liturgia Diária - A Palavra de Deus diviniza a nossa humanidade.


 Imagem relacionada
1a Leitura - Jeremias 20,10-13
Leitura do livro do profeta Jeremias.

20 10 Ouço as invectivas da multidão: "Cerca-nos o terror! Denunciai-o! Vamos denunciá-lo!" Os que eram meus amigos espiam-me agora os passos. Se cair em abusos, tiraremos vantagem, e dele nos vingaremos. 11 O Senhor, porém, está comigo, qual poderoso guerreiro. Por isso, longe de triunfar, serão esmagados meus perseguidores. Sua queda os mergulhará na confusão. Será, então, a vergonha eterna, inesquecível. 12 Senhor, Deus dos exércitos, vós que sondais o justo, e que escrutais os rins e os corações, concedei-me o poder de contemplar a vingança que deles ides tirar! Pois em vossas mãos depositei a minha causa. 13 Cantai ao Senhor, glorificai-o, porque salvou a vida do miserável das mãos do mau.
Palavra do Senhor.


Salmo - 17/18
Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e ele escutou a minha voz.

 Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força,
minha rocha, meu refúgio e salvador!
Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,
minha força e poderosa salvação,
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
Invocarei o meu Senhor: a ele a glória!
E dos meus perseguidores serei salvo!


Ondas da morte me envolveram totalmente,
e as torrentes da maldade me aterraram;
os laços do abismo me amarraram
e a própria morte me prendeu em suas redes.

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e elevei o meu clamor para o meu Deus;
de seu tempo ele escutou a minha voz
e chegou a seus ouvidos o meu grito.
Evangelho - João 10,31-42
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo.
Naquele tempo, 10 31 os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar.
32 Disse-lhes Jesus: "Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais?" 33 Os judeus responderam-lhe: "Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus". 34 Replicou-lhes Jesus: "Não está escrito na vossa lei: ‘Eu disse: Vós sois deuses?’ 35 Se a lei chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada), 36 como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus? 37 Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais. 38 Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". 39 Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. 40 Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu. 41 Muitos foram a ele e diziam: "João não fez milagre algum, 42 mas tudo o que João falou deste homem era verdade". E muitos acreditaram nele.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
As pessoas invejosas não admitiam que as obras de Jesus testemunhavam o poder de Deus e alegavam que Ele blasfemava dizendo ser o Enviado e Filho de Deus. Ora, se Ele realizava as boas obras do Pai, se Ele fazia prodígios e milagres em Nome do Pai, por que não acreditar que Ele era Deus?  Em todos os tempos as obras de Deus são difíceis de ser acolhidas com a mentalidade humana. Isso acontece, porque o homem se apega ao que é aparente e efêmero e não assimila a mensagem que vem do céu, visto ser ele limitado e pecador. Precisamos, pois, nos conscientizar de que a Palavra de Deus diviniza a nossa humanidade e nos motiva a também realizar as obras do Pai. Podemos provar isso quando nos dedicamos a fazer algo de bom a serviço do reino de Deus sendo guiados pela Sua Palavra e vivenciando o Evangelho que Jesus veio nos transmitir. Mesmo nestas circunstâncias, muitas vezes as pessoas podem não nos olhar pelo que fazemos de bom, mas pelo que parecemos ser, isto é, nos julgam pelas aparências. Em razão disso, despertamos a inveja e o despeito daqueles que não compreendem o verdadeiro sentido daquilo que empreendemos.  Precisamos, então, ter cuidado para não nos deter em coisas superficiais, não assumindo Jesus como Senhor da nossa vida.  Quando nós nos agarramos apenas no superficial e esquecemos do essencial perdemos o foco de que Jesus veio a terra para nos salvar e nos trazer vida nova, por isso, continuamos na mesmice. Entretanto, aqueles que acreditam e assumem Jesus como o Enviado e Filho de Deus têm a sua vida transformada. – Você se considera realmente imagem e semelhança de Deus?  - Você tem consciência das obras que Deus já realizou na sua vida? – Você procura ser autêntica quando dá testemunho dessas obras na sua vida? – Você tem conseguido atrair as pessoas para Deus ou elas ficam mais ligadas a si mesmo?



Helena Serpa 

Nenhum comentário: