terça-feira, 30 de abril de 2019

Liturgia Diária – O vento do Espírito,

Resultado de imagem para João 3,7-15

1a Leitura - Atos 4,32-37
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum. 33 Com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Em todos eles era grande a graça. 34 Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras e casas vendiam-nas, 35 e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade. 36 Assim José (a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé que quer dizer Filho da Consolação), levita natural de Chipre, possuía um campo. 37 Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos.
Palavra do Senhor.

Salmo - 92/93
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Deus é rei e se vestiu de majestade,
revestiu-se de poder e de esplendor!

Vós firmastes o universo inabalável,
vós firmastes vosso trono desde a origem,
desde sempre, ó Senhor, vós existis!

Verdadeiros são os vossos testemunhos,
refulge a santidade em vossa casa
pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho - João 3,7-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Filho do homem há de ser levantado, para que quem crer possua a vida eterna (Jo 3,14s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
3 7 Disse Jesus a Nicodemos: “Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito”. 9 Replicou Nicodemos: “Como se pode fazer isso?” 10 Disse Jesus: “És doutor em Israel e ignoras estas coisas! 11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. 12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? 13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna”.
Palavra da Salvação.

Reflexão 
 
Apesar de ser judeu Nicodemos buscava Jesus porque desejava conhecer os segredos de Deus e distinguia naquele Homem algo muito especial quando este lhe falava cheio de sabedoria.  Misteriosamente Jesus discorria  sobre coisas aparentemente incompreensíveis, como: “Vós deveis nascer do alto! ” “O vento sopra onde quer! ” “Coisas da terra, coisas do céu”. No entanto, se nos aprofundarmos mais nesses mistérios, vamos entender que o reino de Deus, assim como o vento que sopra, já se manifesta no meio de nós quando vivenciamos as ações que o Espírito Santo nos inspira. Assim, pois, observamos os sinais das coisas de Deus enquanto ainda caminhamos na terra, para que a nossa alma já comece a viver aqui, a alegria do céu e somente Jesus nos poderá falar das coisas do céu, segundo a visão do Pai.  Só conseguiremos descobrir os mistérios do céu que estão escondidos em nós quando procurarmos Jesus a sós, e, com a ajuda do Espírito Santo, acolhermos a Sua Palavra que decifra e interpreta o desejo do Pai para cada momento da nossa vida. Com a ajuda do Espírito Santo e meditando na Palavra de Deus perceberemos que as coisas do céu se traduzem na vivência dos conselhos evangélicos, como a doação, a partilha, a entrega, a humildade, a simplicidade, a compreensão, a mansidão etc. Todas essas virtudes são desejos que Deus coloca no nosso coração para que ponhamos em prática aqui na terra. Assim sendo, podemos dizer que nascemos do alto quando estamos entregues ao olhar de Deus e vivendo segundo os Seus pensamentos. Nascemos do alto também quando dizemos não à mentalidade do mundo e assumimos a mentalidade de Deus que se traduz em amor. Com a sabedoria do mundo nós nunca poderemos entender as “coisas do céu”. Só um espírito voltado totalmente para o alto, isto é, para Deus, pode viver as coisas simples da vida sem se questionar. Na verdade, Jesus Cristo tentava esclarecer a Nicodemos que viera do céu para entregar-se por nós e que seria levantado na CRUZ para que todos os que Nele cressem tivesse a vida eterna. – Você crê nisso? – Você entende o mistério da Cruz que Jesus assumiu? – Você também tem procurado a Jesus para esclarecer as suas dúvidas? – O que mais Jesus lhe tem revelado?



Helena Serpa

Nenhum comentário: