segunda-feira, 15 de abril de 2019

Liturgia Diária -– Os sinais de misericórdia de Deus.

 Resultado de imagem para João 12,1-11
1a Leitura - Isaías 42,1-7
Leitura do livro do profeta Isaías.

42 1 "Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião. 2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas. 3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, 4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos". 5 Eis o que diz o Senhor Deus que criou os céus e os desdobrou, que firmou a terra e toda a sua vegetação, que dá respiração a seus habitantes, e o sopro vital àqueles que pisam o solo: 6 "Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações; 7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas".
Palavra do Senhor.

Salmo - 26/27
O Senhor é minha luz e salvação.


O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu tremerei?


Quando avançam os malvados contra mim,
querendo devorar-me,
são eles, inimigos e opressores,
que tropeçam e sucumbem.

 
Se contra mim um exército se armar,
não temerá meu coração;
se contra mim uma batalha estourar,
mesmo assim confiarei.


Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!


Evangelho - João 12,1-11
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

12 1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. 2 Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas. 3 Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: 5 "Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?" 6 Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam. 7 Jesus disse: "Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. 8 Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis". 9 Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara. 10 Mas os príncipes dos sacerdotes resolveram tirar a vida também a Lázaro, 11 porque muitos judeus, por causa dele, se afastavam e acreditavam em Jesus.
Palavra da Salvação.

 Reflexão 

Maria, a mesma que antes sentara aos pés do Mestre para ouvi-Lo e vira seu irmão Lázaro ser ressuscitado por Jesus, nos dá, agora, uma demonstração de amor e gratidão ao derramar o seu perfume precioso e caríssimo nos pés de Jesus e enxugá-los com seus cabelos. A gratidão significa o nosso reconhecimento de tudo que o Senhor tem realizado em nós e no nosso meio. Foi a gratidão que levou Maria a oferecer a Jesus o que de mais valioso ela possuía.  Assim fazendo ela entregava a Ele o que tinha de melhor, a sua vida, e com ela todo o seu amor. Jesus tinha consciência de que vivia os seus últimos momentos aqui na terra e já se despedia dos seus amigos, e, mesmo sob o protesto de Judas, aceitou de bom grado aquele gesto de Maria. Quando falava da necessidade de pessoas pobres Judas desejava apenas confundir a mente dos outros discípulos. Na mesma hora Jesus soube argumentar: “pobres, sempre terei convosco, mas a mim nem sempre me tereis”. Refletindo sobre o gesto de Maria e o acolhimento de Jesus nós aprendemos que a vida atual aqui na terra é o momento favorável para que também façamos a oferta de tudo quanto temos de precioso: o perfume da nossa oração, da nossa adoração, mas também dos nossos atos concretos de amor e de despojamento. Aceitando a oferta de Maria, Jesus nos acena com a Misericórdia do Pai e nos dá a certeza de que nunca será tarde para que reconheçamos as nossas faltas para abraçar a Compaixão de Deus, que nos chama para exalar no mundo o perfume do Seu Amor! Com isso, Jesus nos ensina a perceber os sinais de misericórdia que Deus nos dá quando estamos nos momentos decisivos da nossa vida e a aceitar os presentes e as dádivas que vêm do céu por meio das pessoas que nos oferecem algo precioso. O gesto de Maria pode ser o nosso gesto quando damos o perdão a quem nos ofende, quando promovemos na nossa família a reconciliação, quando compreendemos os erros dos nossos irmãos, quando dedicamos o nosso tempo às causas justas. Com efeito, precisamos acordar para perceber que ainda temos oportunidade de derramar aos pés de Jesus o que temos de tão precioso, a nossa disponibilidade, o nosso serviço na edificação do reino, a nossa gratidão, enfim, o perfume do nosso amor.   – Você percebe que ainda poderá fazer da sua vida uma doação a Jesus? – Você tem chorado arrependido (a) por causas das suas mazelas? – Você tem abraçado a misericórdia de Deus ou tem se defendido achando que não precisa dela? – De que maneira o gesto de Maria poderá ser repetido por você? – O que você tem oferecido a Jesus?



Helena Serpa 

Nenhum comentário: