quarta-feira, 10 de abril de 2019

Liturgia Diária - "Eu falo o que vi junto do Pai..."

 Resultado de imagem para jesus e fariseus
1a Leitura - Daniel 3,14-20.24.49.91-92.95
Leitura da profecia de Daniel.
Naqueles dias, 3 14 Nabucodonosor disse-lhes: "É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que recusais o culto a meus deuses e a adoração à estátua de ouro que erigi?
15 Pois bem, estais prontos, no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, a vos prostrardes em adoração diante da estátua que eu fiz? Se não o fizerdes, sereis precipitados de relance na fornalha ardente; e qual é o deus que poderia livrar-vos de minha mão?" 16 Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: "De nada vale responder-te a esse respeito. 17 Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo, ó rei, de tua mão. 18 E mesmo que não o fizesse, saibas, ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses e que nós não adoraremos a estátua de ouro que erigiste". 19 Então a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume. 20 Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrar Sidrac, Misac e Abdênago, e jogá-los na fornalha ardente. 49 Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo. 91 Então Nabucodonosor, admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros: "Não foram três homens amarrados que jogamos no fogo?" "Certamente, majestade", responderam. 92 "Pois bem", replicou o rei, "eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses". 95 Nabucodonosor tomou a palavra: "Bendito seja, disse, o Deus de Sidrac, de Misac e de Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu".
Palavra do Senhor.

Salmo - Dn 3
A vós louvor, honra e glória eternamente!

 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

Sede bendito, nome santo e glorioso.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 No templo santo onde refulge a vossa glória.

A vós louvor honra e glória eternamente!

E em vosso trono de poder vitorioso.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 Sede bendito, que sondais as profundezas.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

E superior aos querubins vos assentais.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 Sede bendito no celeste firmamento.

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 Obras todas do Senhor, glorificai-o.

A ele louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho - João 8,31-42
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor.

Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 8 31 E Jesus dizia aos judeus que nele creram: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;
32 conhecereis a verdade e a verdade vos livrará". 33 Replicaram-lhe: "Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres?" 34 Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. 35 Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre. 36 Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37 Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós. 38 Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai". 39 "Nosso pai", replicaram eles, "é Abraão". Disse-lhes Jesus: "Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40 Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez. 41 Vós fazeis as obras de vosso pai". Retrucaram-lhe eles: "Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus". 42 Jesus replicou: "Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou".
Palavra da Salvação.

 Reflexão

Nestes  últimos dias  do tempo  Quaresmal, somos convidados a contemplar a cruz de Jesus, colocando à seus pés, os frutos desta nossa caminhada de preparação para a Páscoa!
Damos o primeiro passo rumo a Páscoa do Senhor Jesus,  quando acolhemos as suas palavras com o propósito de coloca-las em prática.
 É importante conscientizarmos de que não basta  conhecer as  palavras de Jesus, é preciso dar vida a essas palavras, o que devemos fazer, com as nossas atitudes do dia a dia.
Se quisermos de fato, conhecer melhor Jesus, temos ao nosso alcance, um instrumento preciosíssimo: o Livro, que podemos chama-lo de o livro da vida, que é a Bíblia Sagrada!  Pena, que muitos de nós, interpretamos as palavras de Jesus presentes  neste livro, dentro da lógica humana, o que nos impede de entendê-las no seu verdadeiro sentido.
No evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a  refletir, Jesus nos adverte sobre ao risco que corremos, quando não permanecemos na sua palavra.
Sem uma ligação íntima e permanente com Jesus, por meio de sua palavra, ficamos na periferia da fé, não adentramos na dinâmica do Reino.
O texto nos fala do desencontro entre Jesus e os judeus que acreditavam Nele.  Os ensinamentos de Jesus, não encontraram resposta no coração destes, que mesmo acreditando Nele, não aderiram a sua proposta.
A recusa destes judeus, vem nos dizer, que não basta acreditarmos  nas palavras de Jesus, é preciso, a partir do conhecimento de sua palavra, nos comprometer com Ele.
Jesus é a revelação do amor do Pai, suas palavras comunicam vida,  nos orientam, aponta caminhos!
As palavras de Jesus,  não encontraram resposta  no coração daqueles que vivem na superficialidade da fé, que dizem acreditar Nele, mas na prática, não vivem o que Ele ensina.
Ouvir os ensinamentos  de Jesus, não corresponde apenas na nossa audição física,  sem entrar no nosso coração, tudo o que foi dito por Ele, cai no vazio, não produz frutos em nós.
Mais do que admiradores das palavras de  Jesus, devemos acolhê-las no nosso coração, deixarmos nos orientar  por elas.
 Quando deixamos nos conduzir pelas as palavras de Jesus, a nossa vida se transforma, nossas tristezas viram  alegrias, nossas lágrimas viram sorrisos e  o nosso desanimo,  motivação...
 
 
Olívia Coutinho

Nenhum comentário: