segunda-feira, 1 de abril de 2019

Liturgia Diária - Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ

  Resultado de imagem para João 4,43-54
1a Leitura - Isaías 65,17-21Leitura do livro do profeta Isaías.
Assim fala o Senhor: 65 17 "Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito,
18 mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo; 19 Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos. 20 Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição. 21 Serão construídas casas onde habitarão, serão plantadas vinhas cujos frutos comerão".
Palavra do Senhor.

Salmo - 29/30
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes quando estava já morrendo!


Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
Pois sua ira dura apenas um momento,
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã vem saudar-nos a alegria.


Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
Transformastes o meu pranto em uma festa,
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!


Evangelho - João 4,43-54
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, 4 43 "passados os dois dias, Jesus partiu para a Galiléia.
44 (Ele mesmo havia declarado que um profeta não é honrado na sua pátria.) 45 Chegando à Galiléia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo o que fizera durante a festa em Jerusalém; pois também eles tinham ido à festa. 46 Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente. 47 Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer. 48 Disse-lhe Jesus: "Se não virdes milagres e prodígios, não credes". 49 Pediu-lhe o oficial: "Senhor, desce antes que meu filho morra!"
"50 Vai, disse-lhe Jesus", o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.
51 Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: "Teu filho está passando bem". 52 Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: "Ontem à sétima hora a febre o deixou". 53 Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: "Teu filho está passando bem". E creu tanto ele como toda a sua casa. 54 Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galiléia.
Palavra da Salvação.
 
Reflexão 
 
Mesmo tendo declarado “que um profeta não é honrado na sua própria terra” foi na Galiléia, precisamente em Cafarnaum, que Jesus realizou o Seu segundo milagre. Os galileus precisavam de sinais e de testes para poder acreditar em Jesus, no entanto, neste episódio, nós percebemos que aquele funcionário do rei acreditou na Sua palavra e voltou confiante para casa certo de que seu filho seria curado. A fé daquele homem baseou-se na promessa de Jesus pela palavra empenhada: “Podes ir teu filho está vivo”.  A Palavra de Deus foi a motivação para que aquele homem tivesse a sua e a vida da sua família transformadas.   Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ para poder realizar os prodígios e os milagres de que necessitamos na nossa vida. Nós também precisamos que nossos filhos sejam curados, que a nossa vida seja transformada, que a nossa família viva em harmonia. O filho, hoje, poderá ser algo muito precioso pelo qual estamos esperando, a decisão que precisamos tomar, o passo que precisa ser dado e que não acontece porque nos acomodamos à situação, esperando a “morte chegar”. Precisamos dar o passo para Jesus que nos instrui e nos alenta com a Sua Palavra. Aquele homem acreditou e abraçou a fé juntamente com toda a sua família. Enquanto permanecermos incrédulos, enquanto estivermos esperando por sinais, os milagres também não acontecerão na nossa vida e tampouco na vida da nossa família! E estaremos perdendo tempo precioso sem perceber que Jesus vive no meio de nós e que assim como curou o filho do funcionário do rei tem poder também para nos curar hoje e alcançar para nós os milagres de que tanto precisamos! – Você acredita nas promessas de Deus? -  Quando medita com a Palavra de Deus você se apossa das Suas promessas ou entende que Ele falou somente para aquele tempo? -  Você tem fé que Deus pode transformar a sua vida? – Em que você precisa ser curado (a)?
 
 
 
Helena Serpa

Nenhum comentário: